quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Genebra: Golf GTI ganha versão conversível

A Volkswagen escolheu o Salão de Genebra, que acontece entre os dias 08 e 18 de março na Suíça, para apresentar o Golf GTI Cabrio. Será uma das últimas novidades do modelo até a apresentação da sétima geração, que pode acontecer em setembro, no Salão de Paris (França).





O Golf GTI sem capota segue exatamente o mesmo estilo da versão fechada. Para-choques, conjunto ótico e rodas não mudam, bem como o interior com seus bancos em tecido xadrez e volante com base achatada. Sua capota é confeccionada em tecido preto e demora 9,5 segundos para abrir ou fechar, operação que pode ser feita a até 30 km/h.

Também permanece igual o acertado conjunto motriz do GTI. Lá estão o motor 2.0 TFSI com injeção direta de gasolina, turbompressor e 211 cv de potência combinado com câmbio manual de seis marchas ou automatizado DSG, de sete velocidades e dupla embreagem. Segundo a Volkswagen, o GTI Cabrio acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 236 km/h com câmbio manual e 235 km/h com o DSG.

Fonte: Interpress Motor

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Volkswagen Amarok 2012 – Novo modelo será lançado na Argentina


A filial da Volkswagen na Argentina divulgou a chegada do novo Amarok 2012, que será lançado no país logo no início de março. Pelo visual apresentado no comercial de TV, o modelo vem disposto a conquistar os apaixonados por carros. Com um design marcante, linhas imponentes e cores modernas, o lançamento surpreende pela beleza e arrojo.

Se comparado ao seu antecessor, o novo Amarok apresenta uma potência muito maior. Com uma propulsão mais forte, o automóvel que contava com as opções de motor Turbodiesel 1.0, com 122 cavalos e propulsor e BI-TDI 1.0 de 163 cavalos, recebeu na nova geração os motores  TDI 2.0 140 e BI-TDI 2.0 que geram, respectivamente, 140 e 180 cavalos de potência.

De acordo com a montadora, a versão top de linha do novo Amarok, contará com aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e torque de 42,8 mkgf. Além disso, a transmissão será feita através de câmbio manual com seis velocidades nas opções mais simples e câmbio sequencial automático de oito marchas, na versão mais elaborada.

A previsão é de que o carro chegue ao Brasil em março ou abril desse ano.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Gol ganha versão em comemoração aos 25 anos de liderança

Em comemoração aos 25 anos consecutivos em que permanece como líder de vendas no mercado nacional, o Volkswagen Gol ganhou uma série especial baseada na versão com motor 1.0. Batizada de "25 anos", o modelo se diferencia esteticamente pelo logotipo alusivo à edição especial, revestimento dos bancos em tecido exclusivo, novas calotas com pneus 175/70 R14, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, spoiler traseiro, faróis com máscara negra, lanterna traseira com lente escurecida e antena no teto.


De série, o modelo conta com direção hidráulica, conta-giros, piscas nos retrovisores, faróis e lanterna de neblina, além de rodas de alumínio de aro 14, CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card, Bluetooth integrado e interface para iPod, dependendo da configuração. 
Segundo a Volkswagen, o Gol 25 anos custa a partir de R$ 31,3 mil. 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Volkswagen é única empresa do Brasil a usar o SoFi, software que gerencia dados de sustentabilidade


A Volkswagen do Brasil é a única empresa do País a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi. A tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais. A Volkswagen do Brasil investe no SoFi porque tem a sustentabilidade como princípio de gestão.

O software SoFi ajudará a Volkswagen do Brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. O cálculo das emissões realizado por meio do SoFi será abrangente, pois vai considerar todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.

“A Volkswagen do Brasil investe em sustentabilidade de forma inovadora, com a mais alta tecnologia. A utilização do SoFi revela que a empresa tem compromisso mensurável com o meio ambiente”, diz o diretor de Planejamento da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

O SoFi também permitirá maior rapidez e precisão na coleta de dados, além de grande flexibilidade ao gerar diversos tipos de relatórios ambientais, inclusive o Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O relatório padrão GRI segue exigências internacionais, envolvendo os tópicos estratégia, economia, sociedade, meio ambiente e indicadores-chaves.

O SoFi é o primeiro software acreditado pelo Carbon Disclosure Project (CDP – Projeto de Informações sobre Emissões de Carbono) e pelo Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O SoFi foi desenvolvido pela empresa PE International.

Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial

A Volkswagen do Brasil também utiliza o GaBi, um software alemão desenvolvido pela PE International em conjunto com o Grupo Volkswagen, com o objetivo de alcançar a excelência no desempenho ambiental. O GaBi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.

O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, como o possível consumo de recursos naturais, emissões de resíduos, emissões decorrentes da geração de energia, além das emissões geradas a partir de processos agregados.

Em seguida, o GaBi aponta qual seria o processo industrial mais adequado em termos ambientais. O resultado demonstra o impacto em quatro categorias: Aquecimento Global, Eutrofização (processo de degradação da qualidade da água), Acidificação e Dano à Camada de Ozônio.

O projeto da nova área de Pintura da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté é um exemplo de utilização do software GaBi, que propiciou a avaliação prévia e completa para que todos os impactos ambientais fossem minimizados. Antes mesmo de ser construída, a nova Pintura já determinava como foco a preservação ambiental em todas as etapas do processo.

Com operações previstas para terem início em dezembro deste ano, a nova Pintura da fábrica de Taubaté permitirá o aumento da capacidade produtiva da unidade de 1.050 para 1.300 veículos por dia, com a utilização plena das instalações. A área de Pintura que está sendo construída estabelecerá novos modelos de tecnologia, totalmente simulados em ambiente digital e proteção ambiental na indústria automotiva brasileira, com a introdução de equipamentos e processos inovadores.

Será utilizada a tecnologia de tinta à base de água, aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, além de uso reduzido de gás natural em sua operação. Dessa forma, comparando-a ao padrão de mercado, haverá redução na emissão de gases de efeito estufa e de compostos orgânicos voláteis para a atmosfera, assim como menor geração de resíduos sólidos.

Outro destaque é a reciclagem do ar de exaustão das cabines robotizadas. Essa tecnologia possibilita a reutilização de 80% do ar que seria descartado na atmosfera num processo convencional, proporcionando economia da energia que seria gasta para aquecer ou resfriar o ar, quando ele entra na cabine, onde sua temperatura deve ser mantida em aproximadamente 25°C.

A nova Pintura de Taubaté utilizará mais de 70 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. A tecnologia permitirá eliminar uma camada de tinta do processo (primer) e ainda gerar ganho de qualidade no produto final, pois os robôs também farão a medição a laser que garantirá a espessura da camada final aplicada, sem tocar na carroceria. A nova tecnologia também permite ganho ambiental, uma vez que com a eficiência da aplicação,menos resíduos são descartados no meio ambiente.

Outro processo que envolveu melhorias apontadas pelo software GaBi foi o teste de motores na fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos. “No comparativo entre os testes a frio e a quente realizados na linha de montagem de motores, o GaBi detectou que testes a frio oferecem ganhos ambientais, com menos emissões. Dessa forma, a empresa substituiu, em todos os casos possíveis, os testes a quente pelos a frio”, completa Celso Placeres.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Volkswagen aplica novidades para a linha 2013 de seus compactos


A Volkswagen  anunciou nesta terça-feira (14) a linha 2013  de seus modelos, que já começaram a serem distribuídos a sua rede de concessionárias. Os automóveis Gol G4, Parati, Gol e Voyage adotaram novos equipamentos de série ou novos opcionais. O veterano Gol, em comemoração aos seus 25 anos consecutivos de liderança no mercado nacional, ganhou mais uma série especial, batizada de Gol  25 Anos, que traz visual e equipamentos exclusivos.

São dois pacotes para a série especial Gol  25 Anos, ambos equipadas com o motor 1.0 litro flex de 76 cv. A primeira configuração os são logotipo alusivo à série especial, revestimento dos bancos em tecido exclusivo, “supercalotas” com pneus 175/70 R14, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, revestimento preto na coluna B, spoiler traseiro, faróis duplos escurecidos, lanterna traseira com lente escurecida e antena no teto.

Na lista de equipamentos, há direção hidráulica, conta-giros, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, para-sóis com espelho iluminado dos dois lados, porta-revistas atrás do banco do passageiro e motorista, travamento central, vidros elétricos dianteiros, faróis e lanterna de neblina, destravamento interno elétrico do porta-malas e preparação para som.

Todo esse conteúdo será oferecido no Pacote 1, que tem preço sugerido de R$ 2.790. A segunda configuração do pacote 25 Anos acrescenta rodas de liga-leve 14″, pneus 185/60 R14 e rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card, Bluetooth integrado e interface para iPod. O preço sugerido do Pacote 2 é de R$ 3.790.


O Gol 1.0 e 1.6 ganhou temporizador do limpador do para-brisa na lista de equipamentos de série. A versão 1.6 Power do Gol e 1.6 Comfortline do Voyage passam a contar com luz indicadora de direção nos retrovisores externos como item de série.

O Gol G4 e o Gol Ecomotion ganharam novas calotas 13’’. No Gol G4, o pacote opcional Trend traz novos faróis com detalhe interno cromado, lanternas traseiras escurecidas (fumê), revestimento preto nas colunas “B” e “C”, alças de segurança no teto (3), luz cortesia no porta-malas, volante de quatro raios. Entre os opcionais, a novidade são os faróis de neblina e as rodas de liga leve 14’’ com visual diferenciado.


Apesar de estar prestes a ser enterrada no cemitério da Volkswagen, a Parati também recebeu novidades. Os tecidos dos bancos agora são de Malharia “Trend”. O módulo Trend (opcional) incorpora novos faróis com detalhe interno cromado, tape preto nas colunas “B” e “C” e alças de segurança no teto (3). Já na configuração 1.6 Surf todas as novidades são de série. Das novas rodas de liga leve 15’’ na cor cinza “Tom” e da faixa lateral com inscrição “Surf” ao design diferenciado do bordado com logotipia da versão nos bancos dianteiros.

Outra mudança é a oferta das novas cores Cinza Marine – disponível para as linhas Gol G4, Parati, Gol (exceto nas versões topo de linha Power e Rallye) – e Cinza Quartzo, que agora é oferecida em toda a gama de veículos nacionais da marca.







VW lança série especial Gol 25 anos



Em comemoração aos 25 anos consecutivos de liderança do Gol no mercado nacional, a Volkswagen anunciou o lançamento da série especial Gol 25 Anos, que traz novo visual e equipamentos de série exclusivos.

Há dois pacotes de equipamentos para a série especial Gol 25 Anos, que chega às concessionárias com o motor 1.0 Total Flex de 76 cv. Na primeira configuração, os diferenciais são logotipo alusivo à série especial, revestimento dos bancos em tecido diferente, supercalotas com pneus 175/70 R14, frisos laterais, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, bem como adesivo preto na coluna B, spoiler traseiro, faróis duplos escurecidos, lanterna traseira com lente escurecida e antena no teto.

No opção de série o modelo vem com direção hidráulica, conta-giros, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, para-sóis com espelho iluminado dos dois lados, porta-revistas atrás do banco do passageiro e motorista, travamento central, vidros elétricos dianteiros, faróis e lanterna de neblina, destravamento interno elétrico do porta-malas e preparação para som.

Esse conteúdo será oferecido no pacote 1, que tem preço sugerido de R$ 2.790. A segunda configuração do pacote 25 Anos acrescenta rodas de liga-leve 14", pneus 185/60 R14 e rádio CD Player MP3 com entradas USB / SD-Card, Bluetooth integrado e interface para iPod. O preço sugerido do pacote 2 é de R$ 3.790.

Fonte: Quatro Rodas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Passat 2012 melhora visual e se moderniza


Fabricado na Alemanha, o novo Passat chegou ao Brasil em maio de 2011 em suas duas versões, Sedan e Variant (station wagon), com novo estilo, mais espaço interno, mais segurança, conforto e prazer ao dirigir.

Entre os principais recursos do novo Passat, o sistema de detecção de fadiga é um dos vários dispositivos destinados a aumentar a segurança de seus usuários. O modelo conta ainda com a função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que é um aperfeiçoamento do ACC (Controle automático de velocidade e distância) com Front Assist.

A função de frenagem de emergência na cidade, que atua em velocidades até 30 km/h, também reage ante a presença de veículos parados. Caso identifique uma colisão iminente, o sistema inicia automaticamente uma ação de frenagem, evitando um acidente ou minimizando os danos.

Importante para quem opta por carros de alta qualidade, o novo Passat oferece ainda mais refinamentos. No Variant, a tampa do porta-malas tem fechamento elétrico, ao toque de um botão. Na hora de estacionar, o Park Assist II identifica os espaços entre os carros e esterça o veículo automaticamente em vagas paralelas e transversais.

As tecnologias e os materiais de acabamento diferenciam o Passat de seus competidores. Esta qualidade é perceptível no interior, em materiais de primeira linha, novos assentos, acabamento das portas e iluminação ambiente. Um efeito especialmente elegante é visível no console central modificado e o realce dos instrumentos redesenhados, visualmente atraentes e agradáveis ao toque.

Sob o capô o Passat carrega um motor 2.0 TSI, com sistema de injeção direta de combustível capaz de gerar a potência máxima de 211 cavalos.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Volkswagen Golf 2013: mais detalhes do futuro hatch alemão


O Volkswagen Golf 2013 terá muito mais tecnologia em sua sétima geração. A apresentação será em Paris e as vendas devem começar somente no fim do ano.

Além do que já sabemos sobre o Volkswagen Golf 2013, novos detalhes revelam uma gama mais completa de motores e versões para o hatch mais vendido do mundo.

Entre as novidades, o Volkswagen Golf 2013 terá uma versão híbrida com 250 cv e uma opção movida por GLP ou GNV. A gama de motores inclui os EA211 e o novo diesel EA288, mas o bloco EA888 estará disponível somente em 1.8 e 2.0.

O Golf GTD terá motor twin-turbo 2.0 TDI de 220 cv, enquanto que a versão normal vai entregar até 190 cv. Dos blocos 1.4, o mais potente terá 140 cv. Já o Golf GTI vai entregar 260 cv e terá um controle de tração dinâmico chamado VAQ no lugar do XDS.

Fonte: Notícias Automotivas 

Volks investe R$ 20,6 MI em treinamentos


A Volkswagen do Brasil investiu em 2011 mais de R$ 20,6 milhões no treinamento dos seus 24 mil colaboradores das quatro fábricas no País, incluindo central de São Bernardo. É o maior investimento da sua história nesta área e equivale a 30,4 horas de treinamento por empregado, destinados à educação corporativa, bolsas de estudos e cursos complementares.

Além dos cursos de idiomas, universitários, MBA's e especializações em parceria com diversas instituições do País, a Volkswagen também investe no desenvolvimento e capacitação técnica e corporativa. Por meio desses treinamentos e cursos o colaborador tem a oportunidade de participar da estratégia corporativa, apresentando projetos aplicativos, que poderão ser analisados e implantados na empresa.

Escola de Excelência

Há dois anos, a empresa implantou a Escola de Excelência Volkswagen, onde os conhecimentos específicos sobre a empresa são compartilhados pelos empregados identificados como conteudistas e são repassados pelos próprios colaboradores - os instrutores internos - com habilidade para preparar o time.

Os conteudistas são profissionais que detém amplo conhecimento sobre um tema específico. Este conteúdo é formalizado e passado aos multiplicadores, também profissionais da empresa com talento para compartilhar estas informações.

O principal objetivo é desenvolver e multiplicar treinamentos focados exclusivamente nas tecnologias, processos e procedimentos e necessidades da Volkswagen. Em 2011, o número de cursos criados subiu de seis para 27 e os conteudistas saltaram de 20 para 140, formando mais de 200 instrutores internos.

A Escola de Excelência Volkswagen tem como principal objetivo treinar, desenvolver e multiplicar o conhecimento constantemente dos profissionais de todos os níveis hierárquicos, de maneira permanente e sustentável.

Programa de Trainee 2012

Iniciado em janeiro, 24 jovens foram selecionados entre 24,1 mil candidatos, número recorde de inscritos, que representa um aumento de 11% em relação às inscrições para o Programa de 2011.

O Programa de Trainee da Volkswagen tem duração de 18 meses, com 24 vagas, sendo 70% em áreas técnicas e 30% em áreas administrativas.

O Programa de Estágio da Volkswagen do Brasil para 2012 bateu recordes de procura, com 25,4 mil inscrições de universitários e estudantes de cursos técnicos para as 70 vagas oferecidas para o ano, de um total de 177 oferecida pela companhia.

O número de candidatos é 20% maior que no ano anterior. Para se ter uma ideia da concorrência no processo, a relação candidato/vaga é de 360, 35 vezes mais que a média de procura nos cursos da Fuvest, maior vestibular do País. O processo também é sete vezes mais concorrido que o vestibular para o curso de medicina, que teve 49 candidatos por vaga em 2011.

Fonte: Repórter Diário 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

10 dicas para manter a bateria do seu carro sempre em boas condições de uso


A bateria é um acumulador elétrico que armazena energia na forma química e posteriormente a converte em corrente elétrica para atender as necessidades de funcionamento do veículo, por isso é muito importante manter este sistema sempre em boas condições. Confira as dicas da Via Serra para aumentar a vida útil da bateria do seu carro e mantê-la sempre funcionando.

- Não deixar o carro parado por muito tempo.

- Manter os terminais dos cabos da bateria sempre bem apertados e em boas condições.

- Manter a superfície da bateria sempre limpa e seca, para que a sujeira não atrapalhe a corrente elétrica de circular.

- Quando for re-ligar a bateria, ligue o veículo de espere cerca de 20 segundos para sair.

- Não dê partida com equipamentos elétricos ligados tais como farol, som, ar condicionado…

- Realizar uma manutenção periódica na parte elétrica do veículo

- Verifique se a bateria está fixada no suporte, pois isso reduz o desgaste da peça.

- Não desligue os terminais quando o veículo estiver ligado.

- Verifique a parte elétrica do carro com um especialista antes de acrescentar qualquer equipamento elétrico no carro.

- Não deixar equipamentos elétricos ligados com o veículo desligado.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Modelos da Volkswagen são destaques na 14º Eleição dos Melhores Carros

A Volkswagen foi um dos destaques na 14º Eleição dos Melhores Carros  promovido pelo site Best Cars. A montadora foi campeã em três categorias. Todas as vencedoras foram escolhidas por usuários da internet em todo o Brasil.

Os modelos admirados pelo público foram o Jetta, escolhido como o Melhor Sedã Médio, a Saveiro, como a Melhor Picape Pequena, e a Amarok, como a Melhor Picape Médio/Grande. Ao todo a votação contou com a participação de 31.925 internautas.

A Amarok já conta com cinco versões, sendo que a com cabine dupla é equipada com um motor 2.0 TDI Turbo Diesel de 4 cilindros. Esta versão conta ainda com opções de tração 4×2 e 4×4.

A linha Amarok ainda tem as versões Trendline e Highline, que apresentam motor 2.0 TDI Bi-Turbo Diesel, com 4 cilindros e 163 cv.

Já o modelo Jetta, que foi totalmente renovado em 2011, foi projetado na Alemanha  e ganhou uma versão maior e com design esportivo. Possui duas versões distintas, a Highline que apresenta um conjunto de motriz de motor 2.0 TSI com 200 cv e transmissão DSG com dupla embreagem e seis marchas (essa é considerada a versão mais potente da categoria).

A Saveiro também passou por um processo de renovação em 2009 e foi projetada visando maior versatilidade para os usuários. Ela conta com duas versões, a com cabine simples e outra com cabine estendida. Além dessas duas foi criada a Saveiro Cross voltada para um público mais aventureiro e esportivo.

Fonte: Melhor Carro

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Volkswagen mostrará Golf GTi Cabrio em Genebra


Uma das grandes novidades da Volkswagen no próximo Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 8 e 18 de março, será a versão conversível do Golf GTi, informa a revista inglesa Auto Express. O esportivo vai ser mostrado na versão Cabrio pela primeira vez depois de mais e 30 anos, já que o último GTi Cabrio foi fabricado nos anos 80. O carro deverá ter o mesmo visual do protótipo apresentado em Essen (Alemanha), em junho do ano passado.

Assim como o GTi convencional, o cabriolet também terá motor 2.0 turbo de 208 cavalos, câmbio seqüencial com dupla embreagem (DSG). Além disso, haverá alguns itens inéditos, como sistema de iluminação com 35 LEDs e novos apêndices aerodinâmicos. Ainda conforme a publicação, a marca alemã também prepara o Golf R Cabrio, com preparação ainda mais apimentada.


Fonte: Carsale

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

VW anuncia versão TDI do Beetle 2013


A Volkswagen anunciou a introdução de uma opção de motor TDI ao Beetle 2013, que será apresentado no Salão de Chicago. 

Virtualmente idêntico ao equipado com propulsor a gasolina, a versão com motor TDI se diferencia por detalhes cromados adicionais e rodas de alumínio de 17 polegadas.

Internamente, as mudanças são mínimas, como um painel de instrumentos que indica a temperatura do óleo, por exemplo. Opcionais incluem teto panorâmico, sistema de áudio Fender e navegação por GPS.

O motor que equipará a nova versão do Beetle será 2.0, a diesel, que desenvolve 138 cavalos de potência. A transmissão poderá ser de seis marchas, manual, ou dual-clutch. Estima-se que o Beetle 2013 chegue às ruas dos Estados Unidos no meio do ano, porém ainda não há estimativa de preço.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Volkswagen CC 2013 chega à Alemanha em fevereiro


Com visual reestilizado, dentro da recente linguagem visual da Volkswagen, o novo Passat CC – que abandonou o nome Passat e passa a se chamar apenas “CC” – chega ao mercado Europeu em fevereiro. Apresentado no Salão de Los Angeles, o Volkswagen CC 2013 chegará primeiramente na Alemanha, e no mês seguinte será lançado nos demais países.

A gama 2013 do cupê alemão de quatro portas recebeu um novo conjunto dianteiro, com faróis do tipo bixenônio direcionais e autoadaptáveis, ligados a grade com três filetes cromados. Os para-choques também passaram por mudanças pontuais, enquanto a lanterna traseira tem iluminação em LEDs, assim como os faróis. Nas laterais, apenas as rodas foram modificadas.


Por dentro, os bancos foram alterados e há novos itens de segurança, como o detector de fadiga e da presença de outros veículos e obstáculos de pontos cegos. No Brasil, o VW CC 2013 deverá chegar ainda este ano.


Manutenção dos freios: dicas de segurança para o seu veículo

O bom funcionamento dos freios do seu carro exige cuidados no uso e na manutenção.
A manutenção correta se faz através da verificação do nível do fluido de freio e do material de atrito – as pastilhas, no freio a disco, e as lonas, no sistema a tambor.

Fluído de freio

O óleo de freio é um líquido sintético com a característica de ser indeformável que circula pela tubulação e é o responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos.
O óleo de freio deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deve ser completado utilizando sempre fluído da mesma marca. Sua substituição total deve ser feita anualmente ou a cada 10.000km rodados.

Pastilhas e lonas de freio

Existem algumas pastilhas que avisam o momento da troca. Quando estão gastas, o indicador de desgaste produz um som agudo. Outras possuem um sensor que acende uma luz no painel. Para aquelas pastilhas sem indicador, há uma abertura para inspeção na pinça, em que é possível observar o quanto ainda resta. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.

Além da manutenção alguns cuidados podem prolongar a vida útil dos freios de seu carro. Evite o usar o freio de forma brusca, pise progressivamente e com antecedência e ao acioná-los em descidas procure estar sempre com uma marcha engatada, isso evita o desgaste das pastilhas e discos.

Freio de mão

O freio de mão ou freio de estacionamento trava as rodas traseiras do carro, ele funciona tanto nos discos ou nos tambores de freio dependendo do tipo do seu carro. A alavanca do freio de mão alta sinaliza que ele está desregulado. A regulagem ideal é 4 cliques ou 4 dentes.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Volkswagen anuncia hidrelétrica de R$ 160 milhões em SP


A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira que construirá, em parceria com a Pleuston Serviços, a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Monjolinho, no rio Sapucaí, entre as cidades de Ipuã e Ituverava (SP). A usina terá 25,5 megawatts (MW) de capacidade instalada e receberá investimentos de 160 milhões de reais. A participação da Volkswagen no empreendimento, que tem previsão de inauguração para meados de 2014, é de 51%.

Esse é o segundo investimento da Volkswagen do Brasil em PCHs. A PCH Anhanguera, a primeira central hidrelétrica da empresa, está localizada no mesmo rio onde será construída Monjolinho, possui 22,68 MW de capacidade instalada, e foi inaugurada em março de 2010. Juntas, as duas usinas responderão por cerca de 40% do consumo total de energia da empresa.

Em nota, a Volkswagen afirma que o investimento nas PCHs reforça o objetivo estratégico da companhia de investir em sustentabilidade, e que a empresa é a primeira do setor automobilístico a investir em infraestrutura para gerar energia limpa no Brasil.

Fonte: Veja

Volkswagen MQB: detalhes da nova plataforma modular global que estréia no Golf 2013


A Volkswagen apresentou ontem, na Europa, sua nova arma para dominar o mundo. Calma, não se trata de uma nova estrela da morte como o Greenpeace divulga em seus vídeos. A plataforma modular global MQB foi apresenta em seu formato real, que o consumidor não verá, mas sentirá os efeitos da nova tecnologia que a Volkswagen desenvolveu para padronizar sua linha de produtos.

A espinha dorsal da Volkswagen será a MQB, que tem como maior vantagem poder ser aumentada ou reduzida de tamanho conforme o modelo escolhido para ser produzido. Só vai restar ao departamento de desenvolvimento projetar o carro em questão. Várias fábricas poderão produzir vários modelos diferentes sem maiores modificações.


Com várias partes substituíveis, a plataforma MQB permite montar carros do tamanho do Gol ou mesmo do Passat. A Volkswagen apostou no reforço estrutural da nova base, que fará maior uso de aço de alta resistência, alumínio na suspensão, bem como algumas carrocerias terão partes em alumínio, como o futuro GTI.

A MQB vai permitir que a Volkswagen tenha redução em torno de 20% nos custos de produção, além da vantagem de que pode produzir mais de um modelo na mesma linha de produção. O chassi terá parte frontal, laterais, posição do assoalho e traseira adaptáveis.


Golf 2013

O primeiro modelo que chegará é a sétima geração do Golf, que dará um enorme salto tecnológico. O Golf 2013 será mais seguro, leve e sofisticado. O peso geral terá uma queda de 60 kg, embora o GTI possa chegar aos 100 kg. Motores compactos estarão em posição mais baixa no chassi, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a dirigibilidade.

Graças aos motores mais compactos e baixo centro de gravidade, o desenho do carro ficará mais moderno e aerodinâmico, sobrando espaço para criar novos detalhes estéticos a fim de torná-lo mais agradável visualmente



Motor e transmissão terão a oferta reduzida em 88% para poderem servir em todos os modelos. A opção de entrada será um 1.2 TSI de 85 ou 105 cv, seguido por um 1.4 TSI de 120 cv ou 140 cv. Os novos motores terão desligamento de cilindros e serão 16 kg mais leves.

O Golf 2013 ainda terá motor diesel 1.6 TDI e 2.0 TDI, com potências entre 90 cv e 190 cv. O BlueMotion terá emissão de 90 g/km de CO2 e consumo médio de 28,3 km/litro. O Golf híbrido terá motor 1.4 TSI com um elétrico de 27 cv e uma versão plug-in com 108 cv e um extraordinário consumo de 49,9 km/litro. Nesta opção, o Golf híbrido terá emissão de apenas 46 g/km de CO2. No futuro, o Golf terá um motor diesel (gerador) de 800 cm3.


Maior sofisticação

No que diz respeito à segurança e sofisticação, a plataforma MQB vai garantir a introdução de itens como alerta de mudança de faixa, frenagem automática para pedestres e veículos, acionamento prévio de cintos de segurança e fechamento das janelas em iminência de colisão, controle de cruzeiro e faróis com LED adaptativos, alerta de fadiga, frenagem automática após a primeira colisão para evitar batida na traseira, entre outros.

Além disso, um novo sistema Park Assist vai garantir mais opções de vagas para o Golf estacionar em auxílio ao motorista. Um novo controle de tração será introduzido, bem como torque vetorial em cada roda, permitindo fazer melhor as curvas.

Um sistema de multimídia interativa vai proporcionar mais diversão e funcionalidades aos ocupantes, expondo-as em telas de cinco ou oito polegadas sensíveis ao toque. A conectividade a bordo será bastante ampliada no Golf 2013, permitindo ao motorista orientar-se melhor no trânsito. Depois do Golf 2013, será a vez da Audi estrear o A3 2013 sobre a MQB e em seguida a próxima geração do Skoda Octavia.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Volkswagen bate recorde de produção no país

A Volkswagen brasileira terminou 2011 com um recorde de produção. A empresa construiu 828.444 veículos do país, contra 825.821 registrados em 2010, até então o melhor seu ano mais positivo. Deste total, 178 mil foram exportados para 10 países diferentes, fazendo da VW a maior exportadora do setor.


"Estar no posto de maior fabricante de veículos do Brasil é um orgulho para a marca e seus colaboradores e, principalmente reforça nosso compromisso com o País e nos motiva – cada vez mais – a buscar inovações para desenvolver, produzir e vender veículos que atendam as expectativas do nosso público", destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

A Volkswagen produz aproximadamente 3.000 veículos por dia em três fábricas diferentes. A maior delas – com 14 mil funcionários - é a da Anchieta, localizada às margens da rodovia de mesmo nome, em São Bernardo do Campo (SP). De lá saem Gol, Parati, Saveiro, Polo e Kombi.

Na fábrica de Taubaté (SP), 5.000 trabalhadores produzem 250 mil unidades do Gol e do Voyage por ano. Já da fábrica de São José dos Pinhais (PR) saem Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf produzidos por um quadro de 10 mil empregados diretos e indiretos.

Por fim, a unidade de São Carlos (SP) tem 818 funcionários e é responsável pela fabricação dos motores 1.0, 1.4 e 1.6, que equipam toda a linha nacional da marca. É a terceira maior fábrica de motores do Grupo VW, atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria.