quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Volkswagen é única empresa do Brasil a usar o SoFi, software que gerencia dados de sustentabilidade


A Volkswagen do Brasil é a única empresa do País a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi. A tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais. A Volkswagen do Brasil investe no SoFi porque tem a sustentabilidade como princípio de gestão.

O software SoFi ajudará a Volkswagen do Brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. O cálculo das emissões realizado por meio do SoFi será abrangente, pois vai considerar todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.

“A Volkswagen do Brasil investe em sustentabilidade de forma inovadora, com a mais alta tecnologia. A utilização do SoFi revela que a empresa tem compromisso mensurável com o meio ambiente”, diz o diretor de Planejamento da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.

O SoFi também permitirá maior rapidez e precisão na coleta de dados, além de grande flexibilidade ao gerar diversos tipos de relatórios ambientais, inclusive o Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O relatório padrão GRI segue exigências internacionais, envolvendo os tópicos estratégia, economia, sociedade, meio ambiente e indicadores-chaves.

O SoFi é o primeiro software acreditado pelo Carbon Disclosure Project (CDP – Projeto de Informações sobre Emissões de Carbono) e pelo Global Reporting Initiative (Relatório de Sustentabilidade GRI). O SoFi foi desenvolvido pela empresa PE International.

Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial

A Volkswagen do Brasil também utiliza o GaBi, um software alemão desenvolvido pela PE International em conjunto com o Grupo Volkswagen, com o objetivo de alcançar a excelência no desempenho ambiental. O GaBi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.

O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, como o possível consumo de recursos naturais, emissões de resíduos, emissões decorrentes da geração de energia, além das emissões geradas a partir de processos agregados.

Em seguida, o GaBi aponta qual seria o processo industrial mais adequado em termos ambientais. O resultado demonstra o impacto em quatro categorias: Aquecimento Global, Eutrofização (processo de degradação da qualidade da água), Acidificação e Dano à Camada de Ozônio.

O projeto da nova área de Pintura da fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté é um exemplo de utilização do software GaBi, que propiciou a avaliação prévia e completa para que todos os impactos ambientais fossem minimizados. Antes mesmo de ser construída, a nova Pintura já determinava como foco a preservação ambiental em todas as etapas do processo.

Com operações previstas para terem início em dezembro deste ano, a nova Pintura da fábrica de Taubaté permitirá o aumento da capacidade produtiva da unidade de 1.050 para 1.300 veículos por dia, com a utilização plena das instalações. A área de Pintura que está sendo construída estabelecerá novos modelos de tecnologia, totalmente simulados em ambiente digital e proteção ambiental na indústria automotiva brasileira, com a introdução de equipamentos e processos inovadores.

Será utilizada a tecnologia de tinta à base de água, aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, além de uso reduzido de gás natural em sua operação. Dessa forma, comparando-a ao padrão de mercado, haverá redução na emissão de gases de efeito estufa e de compostos orgânicos voláteis para a atmosfera, assim como menor geração de resíduos sólidos.

Outro destaque é a reciclagem do ar de exaustão das cabines robotizadas. Essa tecnologia possibilita a reutilização de 80% do ar que seria descartado na atmosfera num processo convencional, proporcionando economia da energia que seria gasta para aquecer ou resfriar o ar, quando ele entra na cabine, onde sua temperatura deve ser mantida em aproximadamente 25°C.

A nova Pintura de Taubaté utilizará mais de 70 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. A tecnologia permitirá eliminar uma camada de tinta do processo (primer) e ainda gerar ganho de qualidade no produto final, pois os robôs também farão a medição a laser que garantirá a espessura da camada final aplicada, sem tocar na carroceria. A nova tecnologia também permite ganho ambiental, uma vez que com a eficiência da aplicação,menos resíduos são descartados no meio ambiente.

Outro processo que envolveu melhorias apontadas pelo software GaBi foi o teste de motores na fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos. “No comparativo entre os testes a frio e a quente realizados na linha de montagem de motores, o GaBi detectou que testes a frio oferecem ganhos ambientais, com menos emissões. Dessa forma, a empresa substituiu, em todos os casos possíveis, os testes a quente pelos a frio”, completa Celso Placeres.

Sem comentários:

Enviar um comentário