O bom funcionamento dos freios do seu carro exige cuidados no uso e na manutenção.
A manutenção correta se faz através da verificação do nível do fluido de freio e do material de atrito – as pastilhas, no freio a disco, e as lonas, no sistema a tambor.
Fluído de freio
O óleo de freio é um líquido sintético com a característica de ser indeformável que circula pela tubulação e é o responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos.
O óleo de freio deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deve ser completado utilizando sempre fluído da mesma marca. Sua substituição total deve ser feita anualmente ou a cada 10.000km rodados.
Pastilhas e lonas de freio
Existem algumas pastilhas que avisam o momento da troca. Quando estão gastas, o indicador de desgaste produz um som agudo. Outras possuem um sensor que acende uma luz no painel. Para aquelas pastilhas sem indicador, há uma abertura para inspeção na pinça, em que é possível observar o quanto ainda resta. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.
As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.
Além da manutenção alguns cuidados podem prolongar a vida útil dos freios de seu carro. Evite o usar o freio de forma brusca, pise progressivamente e com antecedência e ao acioná-los em descidas procure estar sempre com uma marcha engatada, isso evita o desgaste das pastilhas e discos.
Freio de mão
O freio de mão ou freio de estacionamento trava as rodas traseiras do carro, ele funciona tanto nos discos ou nos tambores de freio dependendo do tipo do seu carro. A alavanca do freio de mão alta sinaliza que ele está desregulado. A regulagem ideal é 4 cliques ou 4 dentes.
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