quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Volkswagen MQB: detalhes da nova plataforma modular global que estréia no Golf 2013


A Volkswagen apresentou ontem, na Europa, sua nova arma para dominar o mundo. Calma, não se trata de uma nova estrela da morte como o Greenpeace divulga em seus vídeos. A plataforma modular global MQB foi apresenta em seu formato real, que o consumidor não verá, mas sentirá os efeitos da nova tecnologia que a Volkswagen desenvolveu para padronizar sua linha de produtos.

A espinha dorsal da Volkswagen será a MQB, que tem como maior vantagem poder ser aumentada ou reduzida de tamanho conforme o modelo escolhido para ser produzido. Só vai restar ao departamento de desenvolvimento projetar o carro em questão. Várias fábricas poderão produzir vários modelos diferentes sem maiores modificações.


Com várias partes substituíveis, a plataforma MQB permite montar carros do tamanho do Gol ou mesmo do Passat. A Volkswagen apostou no reforço estrutural da nova base, que fará maior uso de aço de alta resistência, alumínio na suspensão, bem como algumas carrocerias terão partes em alumínio, como o futuro GTI.

A MQB vai permitir que a Volkswagen tenha redução em torno de 20% nos custos de produção, além da vantagem de que pode produzir mais de um modelo na mesma linha de produção. O chassi terá parte frontal, laterais, posição do assoalho e traseira adaptáveis.


Golf 2013

O primeiro modelo que chegará é a sétima geração do Golf, que dará um enorme salto tecnológico. O Golf 2013 será mais seguro, leve e sofisticado. O peso geral terá uma queda de 60 kg, embora o GTI possa chegar aos 100 kg. Motores compactos estarão em posição mais baixa no chassi, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a dirigibilidade.

Graças aos motores mais compactos e baixo centro de gravidade, o desenho do carro ficará mais moderno e aerodinâmico, sobrando espaço para criar novos detalhes estéticos a fim de torná-lo mais agradável visualmente



Motor e transmissão terão a oferta reduzida em 88% para poderem servir em todos os modelos. A opção de entrada será um 1.2 TSI de 85 ou 105 cv, seguido por um 1.4 TSI de 120 cv ou 140 cv. Os novos motores terão desligamento de cilindros e serão 16 kg mais leves.

O Golf 2013 ainda terá motor diesel 1.6 TDI e 2.0 TDI, com potências entre 90 cv e 190 cv. O BlueMotion terá emissão de 90 g/km de CO2 e consumo médio de 28,3 km/litro. O Golf híbrido terá motor 1.4 TSI com um elétrico de 27 cv e uma versão plug-in com 108 cv e um extraordinário consumo de 49,9 km/litro. Nesta opção, o Golf híbrido terá emissão de apenas 46 g/km de CO2. No futuro, o Golf terá um motor diesel (gerador) de 800 cm3.


Maior sofisticação

No que diz respeito à segurança e sofisticação, a plataforma MQB vai garantir a introdução de itens como alerta de mudança de faixa, frenagem automática para pedestres e veículos, acionamento prévio de cintos de segurança e fechamento das janelas em iminência de colisão, controle de cruzeiro e faróis com LED adaptativos, alerta de fadiga, frenagem automática após a primeira colisão para evitar batida na traseira, entre outros.

Além disso, um novo sistema Park Assist vai garantir mais opções de vagas para o Golf estacionar em auxílio ao motorista. Um novo controle de tração será introduzido, bem como torque vetorial em cada roda, permitindo fazer melhor as curvas.

Um sistema de multimídia interativa vai proporcionar mais diversão e funcionalidades aos ocupantes, expondo-as em telas de cinco ou oito polegadas sensíveis ao toque. A conectividade a bordo será bastante ampliada no Golf 2013, permitindo ao motorista orientar-se melhor no trânsito. Depois do Golf 2013, será a vez da Audi estrear o A3 2013 sobre a MQB e em seguida a próxima geração do Skoda Octavia.


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