quinta-feira, 26 de abril de 2012

Volkswagen apresenta a linha 2013, que vem recheada de novos itens de série


A Volkswagen apresentou ontem (25) sua linha 2013 e aproveitou para antecipar duas novidades que chegam ao mercado ainda este ano. A montadora reformulou a lista de itens de série dos modelos disponíveis no mercado nacional e anunciou a chegada do Fox BlueMotion e do CrossFox com câmbio automatizado.

Ainda sem data oficial de chegada as revendas da Volkswagen, o novo Fox BlueMotion 1.6 deve receber pneus de baixa rolagem e outras modificações aerodinâmicas e mecânicas que reduzem o consumo de combustível. Já o CrossFox receberá o câmbio I-Motion, já usado em outros modelos da Volkswagen

Na lista de equipamentos, as mudanças que chamam mais atenção estão na linha da Saveiro, que agora passa a contar com freios ABS e airbag frontal de série. A configuração Trooper agora sai com rodas de liga leve aro 15, e a Volkswagen também inclui a configuração “Work” (trabalho, em português) que leva calotas, bagageiro no teto (só para a cabine estendida), ganchos deslizantes e iluminação na caçamba.

A linha Fox ganhou novos revestimentos nos bancos e a versão top de linha, Prime, que agora vem equipada com peladeira esportiva em alumínio, acendedor de cigarros e cinzeiro. Além disso, o Fox Prime e o CrossFox tiveram as rodas de liga leve redesenhadas para a linha 2013.

Para o Gol, que completou recentemente 25 anos na liderança do mercado, a VW fez dois “pacotões” de itens que antes eram opcionais separados.  O primeiro inclui componentes como: direção hidráulica, conta-giros, vidros elétricos na frente e chave canivete. Já o segundo, soma todos esses itens com rodas de liga aro 14 com novo desenho, CD Player com MP3 e entrada USB e conexão Bluetooth integrada. O Gol G4, ainda disponível no mercado também recebeu mudanças para a linha 2013. Novas calotas aro 13 e um novo volante são os destaques.

A Parati ganhou mudanças tímidas. A versão Surf da perua compacta ganhou novas rodas de 15 polegadas e reformulação visual das inscrições "Surf", presentes nos bancos e na carroceria.

Para jogar lado a lado com as novidades de mercado, todas as versões do Polo (hatch e sedã) levam de série vidros elétricos, retrovisores elétricos e alarme com controle remoto. O Golf foi outro modelo que ganhou algumas novidades para a linha 2013: para as versões de entrada do Golf 1.6 e 2.0 a Volkswagen colocou novas rodas de liga aro 16, grade pintada de preto brilhante, faróis com mascara negra, novo volante e revestimento. As topo de linha Sportline e Black Edition ganham retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, além de um novo revestimento interno.

Confira os modelos abaixo:








segunda-feira, 23 de abril de 2012

No Salão de Pequim, Volkswagen aposta no Beetle elétrico

A Volkswagen fará a estreia asiática do E-Bugster, seu modelo 100% elétrico do Beetle speedster, no Salão de Pequim. O evento abrirá as portas para jornalistas nesta segunda-feira.

O "besouro elétrico" da Volkswagen foi visto pela primeira vez no Salão de Detroit, em janeiro. Com dois lugares e 85 kW de potência, o carro vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos sem emissão de poluentes.


O módulo elétrico central do E-Bugster pesa apenas 80 quilos, e a capacidade da bateria, de 28,3 kWh, permite autonomia de, pelo menos, 180 quilômetros no trânsito urbano. A energia para alimentar o motor elétrico é armazenada em uma bateria de íons de lítio cujos módulos são alojados atrás dos bancos dianteiros, em posição estudada para economizar espaço. 

De acordo com a Volkswagen, o Beetle tem função de carga rápida, a bateria pode ser "reabastecida" em 35 minutos em estações de recarga especialmente adaptadas. A bateria do E-Bugster também pode ser recarregada em casa, a partir de tomadas domésticas de 120 volts, como as encontradas nos Estados Unidos, ou 230 volts, como na Europa. A conexão para o cabo de carga está localizada no mesmo local que o bocal do tanque de combustível nas versões tradicionais, próximo à coluna C. 

Graças aos novos Sistemas de Carga Combinados, desenvolvidos em cooperação com os fabricantes alemães de automóveis Audi, BMW, Daimler, Porsche e Volkswagen, assim como os parceiros americanos Ford e General Motors / Opel, o E-Bugster pode ser "abastecido" por meio de uma conexão que utiliza qualquer das modalidades de carga disponíveis, a “tradicional” ou a ultra-rápida. 

Fonte: VNews

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Promoção da Volkswagen vai levar torcedores para a Suécia

A Volkswagen do Brasil lançou ontem (15/04), a ação promocional “Torcedores Volkswagen”, que sorteará 25 viagens com direito a acompanhante para assistir a um jogo da Seleção Brasileira, na Suécia, em 15/08.

A partida será um amistoso entre Brasil e Suécia, no estádio Rasunda, local que marcou a Copa do Mundo de 1958 na qual o Brasil foi o grande campeão. O jogo também marcará a despedida desse campo de futebol, que logo depois será demolido para dar lugar a uma arena mais moderna.


Para participar da ação promocional o interessado deve realizar o Best Drive, até o dia 03/06, com qualquer veículo da Volkswagen em uma das mais de 600 concessionárias da marca no País. Feito isso, o vendedor preencherá um cupom com os dados pessoais do cliente, possibilitando a sua participação no sorteio.

A promoção “Torcedores Volkswagen” será divulgada por meio da mídia tradicional, spots de rádio, anúncios impressos e mídias eletrônicas.

Patrocínio da Seleção Brasileira

A Volkswagen já possui tradição no apoio ao futebol e ao esporte em geral no Brasil e no mundo. Desde 2009 até a Copa do Mundo de 2014, a empresa patrocina a Seleção Brasileira de Futebol. Assim como a Seleção, a marca expressa valores bastante importantes para o brasileiro, como confiabilidade, paixão e proximidade ao público.

VW estreia campanha publicitária da Amarok versão automática

A Volkswagen estreou neste domingo, 15, a campanha publicitária da Amarok com transmissão automática de oito marchas, versão lançada recentemente pela marca no Brasil. A campanha, que traz o conceito de força e inteligência, será veiculada nos canais de TV aberta, paga, internet, mídia em aeroportos e mídias digitais out of home.

Criados pela agência AlmapBBDO, o veículo ganhou dois filmes: Braço de Ferro e Halterofilista, com versões de 30 e 40 segundos, que têm final inesperado. A VW também preparou um hotsite para a picape versão automática que entra no ar a partir de 23 de abril. Ao entrar, o internauta poderá escolher o tipo do câmbio — automático ou manual —, o que condicionará o tipo de navegação. Ao escolher câmbio automático, o internauta autorizará a webcam a fazer uma leitura do seu rosto e a partir daí, será possível escolher o ambiente em que a Amarok andará, movendo apenas os olhos ou o rosto.

A Amarok com câmbio automático estreou o motor 2.0 biturbo TDI, com 180 cv, disponível nas versões Highline e Trendline, e tem preço sugerido de R$ 135,9 mil.


Fonte: Automotive Business

quinta-feira, 12 de abril de 2012

VW deve mostrar novo Beetle conversível na China


A Volkswagen deve apresentar uma nova versão conversível do Beetle no Salão de Pequim, que abre suas portas para o público no final de abril.

O carro será mostrado como um protótipo, mas boa parte de suas formas deve ser inspirada no E-Bugster (na foto que abre esta matéria), outro estudo de estilo que foi apresentado no Salão de Detroit, em janeiro deste ano. A maior diferença entre eles será a ausência do teto na versão conversível.

O novo Beetle conversível usará as mesmas opções de motorização de seu “irmão” cupê. Sendo assim, podemos esperar pelos motores 2.5 e 2.0 TFSI, ambos a gasolina, e o 2.0 TDI, este movido a diesel. O carro deve ser oferecido com câmbio manual de seis marchas ou automático com embreagem dupla. A estreia da versão de produção deve acontecer no final do ano, provavelmente no Salão de Paris – em setembro – ou no Salão de Los Angeles, marcado para novembro.

Fonte: Quatro Rodas

VW cria jogos para treinar rede


Para promover parte do treinamento de seus profissionais da rede de concessionárias, a Volkswagen criou mais um game, o Missão SpaceCross, no qual o jogador assume o papel de um agente especial que deve encarar a concorrência, que tenta impedir o lançamento do Space Cross no mercado. No jogo, que envolve um roteiro de norte a sul do Brasil, é possível informa-se sobre as características do veículos e seu público-alvo. 

"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais. 

A montadora investe em jogos desde 2004, quando lançou seu primeiro jogo, o Super Trunfo, desenvolvido para a plataforma Messenger, programa de mensagens instantâneas da Microsoft, que alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa. Após essa primeira experiência, a VW criou os jogos CrossFox Ágil, no qual o usuário enfrentava uma trilha com obstáculos, e Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor. 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Volkswagen pode lançar Beetle conversível


O Salão de Los Angeles, programado para novembro deste ano, poderá trazer uma novidade para os fãs do Volkswagen Beetle: uma versão conversível, que seria lançada no mercado em 2013.

A especulação dá conta de que as mesmas opções de motorização disponíveis no modelo coupé estarão presentes no conversível.

Assim, o Beetle conversível poderá ter os seguintes propulsores: cinco cilindros, com potência gerada de 170 cavalos, quatro cilindros turbo, oferecendo 200 cavalos de potência, e turbodiesel com injeção direta, gerando 140 cavalos.

Também são esperadas duas opções de transmissão: manual de seis velocidades e automatizada de seis velocidades.

Fonte: Exame

segunda-feira, 9 de abril de 2012

VW permite que fã crie carro em ação promocional

Para reforçar o seu compromisso com a democratização da tecnologia, o Volskwagen Polo decidiu mostrar que mesmo os seus modelos mais básicos estão à frente em termos de opções.

Assim, a DDB de Copenhagen começou uma grande ação de marketing promocional com um comercial de TV. Primeiro, a marca apresenta o carro e, a seguir, informa que a parte mais divertida da campanha se dá online: no site visitantes são convidados a desenhar o seu próprio Polo e os 40 pedidos mais criativos serão criados na impressora 3D que a montadora usa para fazer seus protótipos.


Em maio, os desenhos serão expostos na capital dinamarquesa. O grande vencedor da exibição terá seu protótipo transformado em um carro de verdade que poderá ser usado pelo criador por dois meses ao longo do verão europeu.

Assista ao comercial que lança a ação:


Fonte: Promoview 

VW Up! é o Carro do Ano Mundial de 2012


Como acontece anualmente, o segundo dia do Salão de Nova York é “reservado” ao anúncio do vencedor do prêmio Carro do Ano Mundial. Nesta edição, os finalistas foram três alemães, cada qual de um segmento e com determinada proposta. O vencedor foi o menor, mais econômico e com a missão mais difícil dentre os três: o Volkswagen Up!.

Responsável por colocar a Volkswagen novamente entre as mais demandas do segmento dos subcompactos, o Up! foi o preferido do corpo de jurados composto por jornalistas de todo o mundo. O fato de ser um veículo pequeno, com bom aproveitamento de espaço, conjunto mecânico moderno e baixo nível de emissões, o torna apto a levar a honraria. 

Os outros dois finalistas da escolha são o BMW Série 3 e o Porsche 911. 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

VW investe R$ 15 mi em treinamento regional

A Volkswagen inaugurou nesta terça-feira (3) o Centro de Treinamento Regional exclusivo da marca em São José do Rio Preto (SP). A marca investe R$ 15 milhões na abertura de sete centros semelhantes. Ainda neste ano devem ser inaugurados outros cinco – em Goiânia, Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Rio e Recife (PE). O objetivo é atender cerca de 25 mil profissionais das áreas comercial e técnica das mais de 600 concessionárias da marca.

Segundo a empresa, com os centros será possível ampliar em 60% o volume de treinamento da Academia Volkswagen, a área da empresa responsável pela qualificação da rede. No ano passado, foi inaugurado o Centro de Curitiba (PR).

Os Centros de Treinamento Regionais aproximam mais a marca da rede, ampliando a cobertura nacional. A simulação dos serviços é possível porque a estrutura reproduz fielmente o ambiente das concessionárias.


"A Volkswagen é pioneira ao investir em Centros de Treinamento Regionais próprios, que permitirão oferecer o que há de mais inovador na formação e qualificação de profissionais das concessionárias", afirma a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks. "A ação está alinhada com a estratégia do grupo Volkswagen."

O centro de Rio Preto tem capacidade para oferecer 6.000 horas de treinamento por ano a profissionais de 120 concessionárias do interior de São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro e parte do Mato Grosso do Sul. No espaço de cerca de 2.000 metros quadrados, que recebeu investimento de R$ 2,5 milhões, é possível treinar mais de cem pessoas simultaneamente, em seis salas e um showroom.

As duas salas técnicas contam com todos os equipamentos necessários para treinamentos de mecânica, eletrônica e funilaria, em padrão de concessionária. Um dos destaques é o plano aspirante, um equipamento especial para capturar resíduos de funilaria, garantindo a qualidade do ar do ambiente de trabalho e a preservação do meio ambiente.


Fonte: Interpress Motor

terça-feira, 3 de abril de 2012

Volkswagen deve mostrar novo Gol em julho


O “novo” Gol já tem data para estrear. Será em julho que a Volkswagen apresentará as mudanças visuais realizadas em seu modelo mais vendido nos últimos 25 anos. Fontes ligadas à empresa afirmam que o hatchback será revelado em um evento realizado na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Mas não será desta vez que o Gol mudará radicalmente. Se em 2008 o carro inovou ao se inspirar no estilo do Tiguan, desta vez o hatch ficará com visual semelhante aos modelos mais recentes da marca.

Neste caso, podemos esperar uma dianteira muito parecida com Fox e Jetta, apenas para citar dois exemplos. Nada muda na lateral e leves alterações serão realizadas na traseira, principalmente na disposição de luzes nas lanternas. Uma receita muito parecida com a aplicada no Fox.

As motorizações 1.0 e 1.6 devem permanecer inalteradas. A inédita versão com duas portas será a principal novidade da linha Gol 2013. Quem receberá modificações estéticas mais significativas será o sedã Voyage. Além da nova frente, o carro ganhará novas lanternas. Quem já viu afirma que elas lembram muito as do Jetta. Já a nova Saveiro chega ao mercado apenas no ano que vem.


Fonte: Exame

Volkswagen se prepara para oferecer veículos conectados à internet no Brasil


Volkswagen estuda lançar no Brasil carros conectados à internet. A tecnologia, que já não é mais novidade em países da europa e ásia, ainda não tem data para ser implantada no Brasil, mas as fases de testes já começaram.

Com ela é possível obter informações do veículo, como o consumo do combustível e saber quando deve ser feita a próxima revisão. O sistema ainda pode informar se você tem gasolina suficiente para fazer uma viagem ou se o carro está com defeito.

Na Alemanha, por exemplo, a BMW lançou modelos com chips que possuem o mesmo número do celular do motorista. Ou seja, quando a pessoa está dirigindo e recebe uma chamada, quem toca é o automóvel. Você recebe a ligação pelo viva voz do carro.

Por aqui, este recurso não deve ser lançado, mas nada impede que o veículo se torne uma extensão de sua casa ou escritório. Isso porque os automóveis terão acesso à internet e aplicativos de entretenimento para crianças.

O motorista poderá contar ainda com guias de restaurantes, oficinas, farmácias e outros estabelecimentos. Em caso de panes ou acidentes, a conexão com a internet pedirá ajuda e ainda pode fazer diagnósticos prévios do veículo.

Apesar da fase de testes já ter começado, ainda não há previsão de chegada desta tecnologia na linha de veículos comerciais da Volkswagem.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

VW concentrará investimentos em Taubaté

A matriz da Volkswagen na Alemanha aprovou e liberou os investimentos da marca em capacidade produtiva. O plano escolheu a cidade de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, para receber os investimentos para a ampliação da capacidade produtiva no Brasil. Seu atual plano prevê investir R$ 8,7 bilhões no país até 2016.

Segundo a empresa, para a decisão foi determinante a consolidação do acordo trabalhista desenvolvido em conjunto com os sindicatos dos trabalhadores das unidades Anchieta e Taubaté.


Com validade até 2016, esse acordo garantiu a alocação de novos produtos para essas unidades ao contemplar mecanismos de moderação no crescimento de custos de pessoal e estabelecer medidas de flexibilidade e produtividade. Seus pilares, ainda de acordo com a Volks, são a competitividade e a sustentabilidade dos negócios.

Em nota, a empresa diz considerar que Brasil é um dos principais mercados mundiais com potencial de crescimento e que, com essa reformulação de suas unidades, a empresa continuará avaliando a dinâmica econômica do país, do mercado e dos próximos passos do regime automotivo.

Vale lembrar que Taubaté já é um polo automotivo. É lá que a empresa fabrica os modelos Gol e Voyage.