segunda-feira, 16 de julho de 2012

VW começa a produzir Golf VII em agosto



A sétima geração do Volkswagen Golf está prestes a ser revelada no continente europeu. De acordo com o site Automotive News Europe, a marca começará a produzir o novo hatch médio a partir do mês de agosto nas fábricas de Wolfsburg e Zwickau, localizadas na Alemanha.

O modelo será o segundo carro do grupo a usar a nova plataforma MQB (Modular Transverse Matrix) – o primeiro foi o novo Audi A3 – e, por isso, ambas as unidades devem passar três semanas paralisadas para que as linhas de produção do veículo sejam adaptadas para fabricar essa nova base.

Ainda de acordo com o site, seguindo o cronograma de lançamentos, a apresentação mundial do novo Golf ocorrerá em setembro, durante o Salão de Paris – mesmo mês em que os concessionários europeus receberão treinamento do novo hatch. No entanto, suas vendas só começam 30 dias depois, em novembro.

Fonte

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Volkswagen obtém R$ 342 milhões do BNDES para carros


A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou o financiamento de R$ 342 milhões para a Volkswagen. Segundo o comunicado, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de um veículo subcompacto, de um sedã médio e à modernização (facelift) de outros modelos produzidos pela montadora.

O subcompacto, ainda sem nome, deverá ser o novo carro de entrada da montadora, que promete um veículo mais barato que o Gol G4, atualmente o de menor preço no portfólio da marca.

Previsto para estrear no Brasil em 2014, o carro será feito com base no modelo global Up!, lançado no ano passado na Europa. "Os investimentos da Volkswagen apoiados pelo BNDES buscam aprimorar tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países", confirma o banco. "É o caso da produção do modelo subcompacto, incluindo a nacionalização de suas peças, e do desenvolvimento do sedã médio." 

"Queremos atingir os jovens que vão comprar o primeiro carro”, explicou o presidente da VW no Brasil, Thomas Schmall, em fevereiro de 2011, quando a montadora falou dos planos para o subcompacto.

O modelo será fabricado no Brasil, mas com outra configuração, já que a plataforma global permite alterações significativas. Na Europa, ele é vendido com motor 1.0 de três cilindros de 60 cavalos e 75 cv, além de uma versão com maior eficiência de consumo de combustível, a BlueMotion Technology, também de 60 cavalos. A Volkswagen pretende lançar ainda este ano a versão cinco portas do Up!, apresentada no Salão de Genebra, além de uma opção de câmbio automático e uma variante totalmente elétrica.

O comunicado do BNDES diz ainda que "a modernização de outros modelos da Volkswagen prevê alterações estéticas na frente e traseira, acabamento interno e novos motores, em linha com o que será oferecido na Europa".

Além disso, o banco informa que o empréstimo inclui investimento em dois projetos sociais desenvolvidos pela Fundação Volkswagen. O primeiro é o Costurando o Futuro, que capacita moradores de baixa renda no entorno das fábricas da VW em São Bernardo do Campo (SP), onde já é realizado, e São José dos Pinhais (PR), por meio do trabalho em oficinas de costura e confecção. O outro é o Aceleração da Aprendizagem, realizado em Resende (RJ), onde a Volkswagen possui a fábrica de caminhões MAN, e em outros municípios, que será ampliado para o Espírito Santo. O objetivo é reduzir a evasão escolar decorrente da defasagem de idade observada quando o aluno repete de ano várias séries seguidas.



segunda-feira, 9 de julho de 2012

Paixões unidas: Lego + Kombi


Quem nunca passou horas se divertindo com os kits da LEGO? Usar a imaginação para montar casas, carros, animais e todo tipo de objetos com os tijolinhos coloridos era a brincadeira preferida de muitas crianças. Com este kit, não só das crianças!

A LEGO, empresa dinamarquesa dona dos brinquedos de encaixe mais famosos do mundo, possui um kit VW Bus (ou Kombi) que vai deixar muito adulto com vontade de ter um.

No vídeo abaixo podemos ver o processo de montagem do kit. Nos Estados Unidos ele é vendido por 120 dólares e é possível encontrá-lo em algumas lojas de brinquedos importados no Brasil. Lindo!


quinta-feira, 5 de julho de 2012

Porsche vai integrar o Grupo Volkswagen a partir de agosto


O Grupo Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (4) um plano para acelerar a fusão com a fabricante de esportivos de luxo Porsche. A montadora alemã já possuía 49,9% de participação na marca e previa comprar o restante até 2014, mas deverá fechar negócio antes, por 4,46 bilhões de euros. Segundo o comunicado divulgado pela VW, a Porsche passará a integrar o grupo a partir de 1º de agosto próximo. O plano foi aprovado nesta quarta pela direção das duas companhias.


"É bom para a Volkswagen, bom para a Porsche e bom para a indústria alemã", comemorou Martin Winterkorn, presidente-executivo do grupo Volkswagen. "Combinar as operações vai fortalecer as duas empresas, em termos financeiros e estratégicos."

Fazem parte atualmente do grupo Volkswagen, além da marca de mesmo nome, Audi, Skoda,  Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, e as fabricantes de caminhões Scania e MAN. 

'Namoro' complicado

O "namoro" de Volkswagen e Porsche começou em agosto de 2009, quando as duas marcas fizeram um acordo de fusão após a fabricante do icônico esportivo 911 ter acumulado mais de 10 bilhões de euros (US$ 12,54 bilhões ) em dívida na tentativa de comprar a Volkswagen. A holding da Porsche ainda tinha uma dívida de 1,5 bilhão de euros. Naquela ocasião, o grupo alemão passou a ter 49,9% das ações da Porsche.

Em janeiro de 2011, a Justiça dos EUA indeferiu um processo de um grupo de fundos que exigia mais de US$ 2 bilhões em danos contra a montadora alemã, mas outros processos continuavam correndo na Europa. Pelo acordo entre as duas empresas, a fusão era prevista para ocorrer no ano passado, mas, em setembro, a Volkswagen desistiu por conta desses riscos legais. Esses processos alegavam que a Porsche secretamente acumulou ações da Volkswagen e mais tarde causou prejuízos bilionários a investidores. Além disso, pelos termos do acordo, só seria viável que as marcas trabalhassem juntas a partir de 2014.

Em março passado, a Volkswagen adquiriu a Porsche Holding por 3,3 bilhões de euros, o que lhe deu o direito de negociar e operar a marca. Ela também passou a ser presidida por Winterkorn.

Na semana passada, o grupo afirmou que a compra da fabricante do 911 poderia ser finalizada "antes de 2014" por meio de uma alternativa ao acordo assinado em 2009, confirmado nesta quarta, que acelera a fusão das marcas.

Fonte: Auto Esporte

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nova campanha para o Câmbio I Motion da Volkswagen

A Volkswagen lançou sua nova campanha publicitária para o câmbio automatizado I Motion, utilizado no Gol, Voyage, Polo Hatch, Polo Sedan,Fox, Crossfox, Spacefox e Space Cross.O vídeo bem humorado “Kung Fu” apresenta um homem em treinamento de artes marciais sendo orientado pelo seu treinador, que exige dele inúmeras repetições de um golpe com a mão direita.


O aluno se esforça muito para alcançar a perfeição do movimento praticado, chegando até a ferir sua mão. Neste momento, alguém questiona “Tá com pena? Isso porque ele não tem que fazer este movimento 4 mil vezes por semana, que nem você". O aluno aparece, então, no CrossFox I-Motion, dirigindo com tranquilidade já que não tem que enfrentar o trânsito realizando as trocas de marchas. A assinatura da campanha ressalta “Câmbio I-Motion. Gaste sua energia com o que interessa.”


terça-feira, 3 de julho de 2012

Volkswagen revela o Polo Blue GT


A Volkswagen revelou na última segunda-feira (2) a versão Blue GT do Polo europeu, com a nova geração de motores de quatro cilindros com tecnologia que economiza combustível. Segundo a VW, um sistema que gerencia o funcionamento dos cilindros do motor (ACT), desativando temporariamente o segundo e o terceiro, faz com que o hatch utilize, em média, de 0,4 litro a menos que a versão convencional a cada 100 km. Conduzindo o carro com velocidade regular de 50 km/h, em terceira ou quarta marchas, é possível economizar até 1 litro de combustível a cada 100 km, afirma a fabricante.


Combinado com a transmissão manual, de série, o modelo consome 4,6 litros nessa distância, informa a Volkswagen. Com transmissão automática de sete marchas, opcional, o consumo médio é de 4,5 litros a cada 100 km.

O propulsor do Polo Blue GT é o 1.4 litro TSI, que desenvolve até 142 cavalos, com turbocompressor e injeção direta de combustível, e tem torque máximo de 25,4 kgfm a 1.500 rpm. Segundo a montadora, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8 segundos e a velocidade máxima é de 210 km/h.

O modelo é equipado com rodas de 17 polegadas em alumínio, controle eletrônico de velocidade de cruzeiro e bancos esportivos, além de freios ABS, controle de estabilidade (ESP) e airbags frontais, de cabeça e de tórax. Ele será lançado na Europa em breve e, na Alemanha, custará a partir de 19.650 euros (o equivalente a R$ 49,1 mil na cotação desta segunda).

Volkswagen prepara Golf R conversível



Pouco tempo depois de ter apresentado o Golf GTI Cabrio, e cerca de um ano após a apresentação do conceito do Golf R conversível, foi avistada uma unidade de teste daquela que será a versão de produção do Volkswagen Golf R Cabrio. Ao que tudo indica, o carro deverá estrear em breve, uma vez que não há camuflagem e apenas alguns pequenos detalhes o diferenciam da versão atualmente conhecida.

A motorização deverá manter a "marca" do Golf. Enquanto o GTI Cabrio usa um motor 2.0 turbo de 210 cv, o R usará o mesmo motor, mas deverá acrescentar mais 60 cv, para um total de 270 cv de potência (como o protótipo de 2011), o que será suficiente para ficar com o título de mais veloz da gama Golf. Os 0-100 km/h serão cumpridos em menos de 6 segundo e a velocidade máxima será limitada eletronicamente aos 250 km/h (o GTI Cabrio atinge 237 km/h). Assim como o GTI fechado, este R Cabrio deverá ser oferecido com tração dianteira e sistema XDS de bloqueio do diferencial, podendo ser acoplada ao seu motor uma caixa manual de seis relações, ou uma automática DSG, também com seis velocidades.

Esteticamente, o Golf R Cabrio distingue-se do GTI apenas pelas rodas maiores, que apresentam um desenho de cinco raios, e pelos freios, de maiores dimensões face ao modelo atual. Em relação ao modelo apresentado como protótipo no Salão de  Wörthersee do ano passado, perderam-se as luzes diurnas horizontais (que agora se encontram  nos conjuntos dianteiros). Os pára-choques foram mantidos, com grandes entradas de ar na frente e com um difusor na traseira. No entanto, o duplo escapamento central perdeu-se, aparecendo agora uma saída em cada uma das pontas do para-choques traseiro.

A Volkswagen ainda não divulgou em quais mercados o Golf R Conversível será distribuído. É possível que a versão de produção seja apresentada no Salão de Paris, em setembro.



Fonte: Motor Dream