quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Principais cuidados com os pneus do seu carro



Pneu é assunto sério. Uma calibragem mal feita, a banda de rodagem meio gasta e até a escolha errada da roda podem lhe causar problemas. Portanto, faça uma checagem rigorosa das condições dos pneus de seu veículo:

1 - Semanalmente verifique a calibragem dos pneus do carro. Normalmente, a pressão dos pneus deve ser ligeiramente maior quando o veículo roda com sua capacidade total de carga e passageiros.

2 - Modelos com motores dianteiros dotados de ar-condicionado, por exemplo, exigem uma calibragem diferenciada nos pneus da frente em relação aos traseiros, por causa da distribuição de peso entre os eixos.

3 - Se o pneu costuma esvaziar com frequência, é sinal de algum dano na roda (pneus sem câmara) ou da presença de algum objeto perfurante. Nesses casos, jamais tente contornar o problema aplicando maior pressão no pneu avariado para mantê-lo “cheio por mais tempo”. Lembre-se: a calibragem deve ser equilibrada.

4 – Certifique-se de que as rodas não estejam amassadas ou com trincadas. Cheque com frequência a banda de rodagem e a lateral dos pneus. Desgaste excessivo, presença de rachaduras ou eventuais cortes exigem a substituição imediata do pneu.

5 – Procure manter os quatro pneus com o mesmo desenho da banda de rodagem e com o mesmo tipo de roda. Dessa forma, o desempenho do veículo se manterá linear, principalmente sob chuva.

6 – Com pneus cheios demais, o carro vibra excessivamente e apresenta desgaste precoce da suspensão e da parte central da banda de rodagem. Pneus com baixa pressão fazem o carro gastar mais combustível e desgastar as laterais da banda de rodagem.

7 – Pelo menos a cada seis meses faça o rodízio de pneus. Ele é outra garantia de longa vida para banda de rodagem.

8 – Faça, a cada ano, o alinhamento e o balanceamento das rodas. De nada adianta comprar pneus novos para seu carro se todo o conjunto restante (rodas, amortecedores, suspensão, freios etc) estiver com problemas. A boa dirigibilidade de um veículo depende do equilíbrio entre todos os componentes.

9 – Jamais esqueça do estepe! Quase sempre escondido sob a bagagem de toda a família, ele deve receber a mesma atenção dedicada aos demais pneus, principalmente na hora de fazer o rodízio.

10 – Na hora de cuidar da aparência do carro, outro detalhe importante: escolha com cuidado o produto para melhorar o visual do pneu. Muitos têm em sua fórmula substâncias que ressecam a borracha, o que pode causar rachaduras.

11 - No caso de aquaplanagem (quando o carro parece estar esquiando sobre alguma poça de água) cuidado, você está correndo sérios riscos de acidente. Assim, tire o pé do acelerador gradativamente, procure não girar o volante, não pise no freio e espere o retorno da aderência. 

Sem comentários:

Enviar um comentário