terça-feira, 4 de setembro de 2012

Volkswagen Touareg R-Line chega ao Brasil



O Touareg R-Line, que está chegando como parte da linha 2013 de veículos importados da marca, é o segundo modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R GmbH (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o pioneiro, em fevereiro de 2011.


O Touareg R-Line chega ao Brasil pouco mais de um ano depois do lançamento da segunda geração do utilitário esportivo no país, quando o modelo passou a contar com o DNA mundial de design da marca.


Comum a todos os novos modelos Volkswagen, o DNA de estilo da marca é uma espécie de código hereditário da família e se caracteriza pela horizontalidade na estrutura e orientação. Os elementos-chave são o acabamento preto brilhante da grade do radiador superior, com faixas cromadas contínuas, os faróis, visualmente integrados a essas linhas, o para-choque no nível intermediário, pintado na cor da carroceria e a entrada de ar em forma de “U”, emoldurada quase totalmente por um friso cromado, formando o terceiro nível.



No caso do Touareg R-Line, os faróis bi-xenônio com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs (diodos emissores de luz) são de série. Dois conjuntos, de 15 LEDs cada um, são agrupados em torno dos faróis principais, em uma configuração tridimensional para que a “assinatura” de seu formato identifique a imagem do Touareg à noite.

Design Esportivo

Assim como no Passat CC, os componentes do design R-Line complementam as linhas esportivas do Touareg. A parte frontal do utilitário esportivo traz um novo spoiler, também projetado especialmente para a “grife” R-Line.


O estilo R-Line também domina as laterais do Touareg, com as marcantes saias na cor da carroceria, apliques cromados nas portas e os logotipos R-Line nos para-lamas dianteiros. O visual lateral é complementado pelas rodas de liga-leve “Mallory”, com 20 polegadas e pneus 275/45 R20.


Internamente, o logotipo R-Line figura nas soleiras das portas, de aço inoxidável, nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros e na base do volante multifuncional com formato esportivo, revestido de couro e com aquecimento. O conjunto recebe ainda pedais de aço inoxidável e pela alavanca de câmbio com acabamento de couro e detalhes de alumínio.



A novidade traz ainda assentos esportivos dianteiros climatizados, com 12 ajustes elétricos e acabamento de couro com dois tons, cinza e preto. O banco do motorista oferece três posições de memória.

Também é de série o banco traseiro com ajuste longitudinal de 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado por meio de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar a capacidade do compartimento de carga de 520 litros (posição normal) para 1.642 litros.

Na traseira, o destaque é o difusor texturizado, em preto fosco, juntamente com as ponteiras de escapamento ovais, integradas ao para-choque redesenhado e exclusivo. O visual da parte posterior é complementado por um dinâmico aerofólio.

Tecnologia

O Touareg é um dos veículos mais avançados do mundo em seu segmento. A segunda geração, que estreou no Brasil em junho do ano passado, reinterpretou o conceito de utilitário esportivo de alto padrão, ao trazer novas linhas, mais dinâmicas e elegantes, nova estrutura, mais robusta e simultaneamente mais leve, e um impressionante conjunto de sistemas de segurança de última geração.

O Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponíveis no mundo, a transmissão automática do Touareg é compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais.

A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.


O resultado é que a velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.


Outro destaque é o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecânico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de até 31 graus.



O Touareg R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.

Segurança por todos os lados

No Touareg R-Line, o “Area View” também é equipamento de série. Essa tecnologia permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo. Recurso muito útil para manobras. A “grife” R-Line também contempla o sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W.

O sistema de som e navegação “RNS 850” dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela touchscreen de oito polegadas. Ele pode mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.

Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.

Outra tecnologia de série do Touareg R-Line é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.



Entre os opcionais disponíveis destaca-se o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.

Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a frenagem, aproximando as pinças dos discos de freio.

Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.

Para auxiliar no estacionamento, o Touareg R-Line conta com o Rear Assist, dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela de LCD do rádio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante. Um dos modelos mais avançados no mundo em sua categoria, o Touareg R-Line conta com 3 anos de garantia total de fábrica.

Volkswagen R

A Volkswagen R GmbH, pertencente ao Grupo Volkswagen, desenvolve versões e pacotes esportivos dos carros da marca, atendendo à crescente demanda do público por carros aprimorados pela própria Volkswagen. Os desejos desses consumidores específicos variam bastante, indo de uma aparência externa mais esportiva a um interior exclusivo. Muitos também desejam um automóvel cuja motorização e demais componentes mecânicos ofereçam um desempenho ainda mais esportivo.



A equipe da Volkswagen R GmbH conta com mais de 350 pessoas, dedicadas a construir carros esportivos aprimorados e de alto desempenho (modelos R) e linhas de equipamentos para customização (pacotes R-Line e Exclusive).

A Volkswagen R GmbH desenvolveu a gama "R-Line" para os consumidores que desejam carros com carrocerias mais dinâmicas e um interior criado segundo o espírito dos modelos R de alta performance, como é o caso do Toaureg R-Line.







Sem comentários:

Enviar um comentário