sexta-feira, 22 de junho de 2012

Volkswagen fará motor 1.0 de 3 cilindros no Brasil



A Volkswagen deverá fabricar no Brasil um novo motor 1.0 de três cilindros, com bloco e cabeçote de alumínio, que na Europa já equipa em versões de 60 ou 75 cavalos o compacto Up! – também com produção esperada para o mercado nacional em 2014. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 21, por meio de comunicado distribuído pela Röchling Automotive, que desenvolveu um novo coletor de admissão para o motor da VW feito em polipropileno e já dá como certa a fabricação do pequeno propulsor no Brasil. 

O novo motor será fabricado pela Volkswagen em São Carlos, no interior paulista, onde a montadora investe na ampliação das instalações atuais e já ergue uma nova fábrica para fazer o três-cilindros. Apesar de atualmente equipar o Up! na Europa, o motor também poderá equipar algum outro modelo compacto – a Volkswagen planeja lançar um novo carro de entrada no Brasil. 

“Dois motores de referência da Volkswagen (que usarão o novo coletor) são o de 1 litro e três-cilindros a gasolina no Brasil e Europa e o 1,6 litro quatro-cilindros a gasolina na China”, diz a nota distribuída pela Röchling. 

“O coletor de admissão em polipropileno é o primeiro do tipo na China e no Brasil até agora. É também a primeira aplicação em um três-cilindros na Europa”, afirma no texto Marco Barbolini, gerente de produto da Röchling. Segundo a empresa, a principal vantagem do polipropileno para esse tipo de aplicação é o custo e o peso 15% menores em relação ao mesmo componente feito de poliamida, matéria-prima mais comumente usada para esta peça. Também foi obtida redução de ruído.

A diminuição de custos do produto foi possível graças ao menor número de processos utilizados na fabricação do coletor em polipropileno, material que tem densidade e temperatura de fusão para processamento menores do que a poliamida, reduzindo também o gasto de energia na manufatura. A empresa acrescenta ainda que o polipropileno é mais fácil e barato de comprar no mundo todo. Na operação do motor, o coletor de polipropileno aguenta quase tanto calor quanto a poliamida, em torno de 120˚C.

Fonte: Automotive Business

Sem comentários:

Enviar um comentário