A Volkswagen atingiu na quinta-feira passada (10) a marca de 20 milhões de unidades produzidas. De acordo com a empresa, é produzido um automóvel da marca a cada 25 segundos. Os veículos produzidos pela empresa são destinados não só ao mercado interno, mas já foram comercializados para mais de 60 países. O modelo de número 20 milhões foi uma Saveiro Cross vermelha fabricada na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
"Nessas quase seis décadas de atividades no Brasil e 20 milhões de veículos, nos orgulhamos de atingir uma marca inédita no mercado", afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que participou da comemoração ao lado do membro do board do grupo Volkswagen, responsável por vendas e marketing, Christian Klingler.
A Volkswagen do Brasil foi a primeira operação da marca fora da Europa e se tornou um importante centro de desenvolvimento de novos veículos, além de terceiro maior mercado para o grupo, atrás apenas de China e Alemanha. A história da marca no país começou em 23 de março de 1953, em um armazém na rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo.
De lá, saíram os primeiros Fuscas, montados com peças importadas da Alemanha e apenas 12 funcionários. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan 1.200 e 552 Kombi). Com peças nacionais, a produção foi iniciada em 2 de setembro de 1957, quando saiu da linha de montagem da fábrica de São Bernardo o primeiro modelo da marca fabricado inteiramente em território nacional – a Kombi, com 50% de suas peças e componentes produzidos no país. O primeiro Fusca (então chamado de Sedan) montado no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959.
Nesse mesmo ano, foram vendidas 8.406 unidades do modelo que, rapidamente, se tornaria um estrondoso sucesso de mercado, em uma época dominada pelos automóveis importados de grande porte. Até 1986 o Brasil produziu 3,1 milhões de unidades do Fusca. A inauguração oficial da fábrica aconteceria somente em 18 de novembro de 1959, com presença do então presidente da República, Juscelino Kubistcheck.
Fonte: Interpress Motor
Sem comentários:
Enviar um comentário