sexta-feira, 23 de março de 2012

Volkswagen faz 59 anos no País com 19 mi de carros vendidos

A montadora Volkswagen completa hoje 59 anos de atuação no território brasileiro. Ao longo desses anos, a multinacional alemã produziu 19 milhões de veículos, sendo que 84% deles foram destinados aos consumidores brasileiros e o restante exportado para mais de 60 países.

Em um armazém alugado no bairro paulistano do Ipiranga, o espaço foi o primeiro no mundo a abrigar uma fábrica da marca fora da Alemanha. De lá saíram os primeiros Fuscas, montados por apenas 12 funcionários. As peças eram importadas. Entre 1953 e 1957 passaram pela linha de produção 2.820 veículos desse modelo.

Mas foi a partir de 1957 que a montadora começou a ganhar musculatura ao inaugurar a unidade fabril da Via Anchieta, em São Bernardo. Na década de 1980, o local chegou a ser comparado a uma cidade devido à estrutura de ruas com semáforos, agência dos Correios, padaria e até mesmo uma capela.

Atualmente com 14 mil funcionários, essa unidade concentra as atividades de estamparia, armação da carroceria, pintura, montagem final, fabricação de motores, caixas de câmbio e centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos.

No dia 2 de setembro de 1957 saíram da linha de montagem na Anchieta as primeiras Kombis com 50% dos componentes fabricados nacionalmente. "A história da Volkswagen no Brasil reflete o nosso compromisso com o desenvolvimento do País. Em seus 59 anos, a empresa se tornou a maior produtora e maior exportadora de veículos do Brasil", diz o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Com 22 modelos comercializados no País, a Volks detém uma das maiores redes de concessionárias, com 600 pontos de venda. Em 2011, atingiu recorde de vendas com 698,4 mil unidades de automóveis de passeio e comerciais leves, contra 697,4 mil comercializada no ano anterior.

Na história da montadora alemã, os modelos Fusca e Kombi são destaques. Eles somam 3 milhões de unidades fabricadas. No ano passado, a Kombi - que está em produção há 55 anos - chegou à marca de 1,5 milhão de veículos. Mas o Gol merece um capítulo à parte. Há 25 anos é o mais comercializado do País. A primeira versão nasceu em 1980. Catorze anos depois, foi modernizado e em 1999 ganhou a terceira geração. As últimas atualizações aconteceram em 2005 e 2008. São quase 7 milhões de unidades fabricadas e 5,8 milhões guiadas por motoristas brasileiros.

O executivo diz que a empresa continuará crescendo. E até 2016 fará investimento de R$ 8,7 bilhões na operação brasileira. O montante é destinado ao desenvolvimento de produtos e à ampliação da capacidade de produção. Schmall ainda não sinaliza a construção de fábrica no País. As outras três unidades estão localizadas em São José dos Pinhais (PR) e nas cidades paulistas de Taubaté e São Carlos.

Os consumidores esperam que nos próximos anos a montadora traga para o País o Up!, considerado o candidato a suceder o Gol como modelo de acesso no mercado nacional.











Sem comentários:

Enviar um comentário