quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gol G4, novo Gol, Golf e Kombi ganharam mudanças nos retrovisores

Os espelhos retrovisores estão entre os equipamentos de segurança ativa mais importantes presentes nos automóveis. Usados de forma quase inconsciente, eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois sua principal função é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura.



Desde 1º de janeiro, os espelhos instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução 226/07 é inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa e, basicamente, amplia o campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.

“Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo Hatch e o Polo Sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo”, afirma Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.

Em dezembro, toda a gama de veículos da Volkswagen fabricados no Brasil foi atualizada: as famílias Gol G4, Novo Gol, Golf e a Kombi começaram 2012 com novos retrovisores. Os demais modelos da marca já atendiam às especificações, mesmo antes da lei entrar em vigor.

Maior campo de retrovisão

De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.




Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.


Fazendo a mudança

As alterações nos retrovisores exigiram bastante trabalho por parte da Engenharia da Volkswagen, além dos fornecedores desses componentes. Para começar, a resolução do CONTRAN é extremamente exigente e detalhada: são 38 páginas, incluindo especificações técnicas e descrições dos mais variados testes.

“As modificações adotadas levaram à realização de 90 testes de medição do campo de retrovisão, além de 80 testes de impacto. Uma preocupação dos técnicos e engenheiros foi conseguir ampliar o ângulo de reflexão com o mínimo de distorção das imagens, uma tarefa bastante complicada”, explica Antônio Carnielli.

Como a área das lentes dos retrovisores foi aumentada, foi necessário projetar novas estruturas externas e adaptar mecanismos de ajuste, sejam manuais ou elétricos. A fixação na carroceria e a resistência às vibrações também mereceram atenção e cuidados.

A alteração afetou ainda a aerodinâmica dos carros, aumentando – mesmo que pouco – a área frontal. Foram realizados novas simulações e novos testes em túnel de vento. No total, dezenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen e fornecedores atuaram durante dois anos para concretizar as modificações.

A preocupação com os detalhes é uma constante na Volkswagen e é através dela que os veículos da marca atingem patamares de qualidade acima da média do mercado brasileiro e internacional. A alteração dos retrovisores é um exemplo da complexidade exigida para fazer produtos capazes de atender e superar as expectativas dos consumidores.


Tecnologia pela segurança

E não é de hoje que a Volkswagen desenvolve tecnologias para potencializar a segurança de seus modelos. Além de oferecer espelhos retrovisores com luz de seta integrada desde o Novo Gol, a Volkswagen conta com sistemas inovadores, como é o caso do Side Assist, disponível para a linha Touareg, que auxilia o motorista nos chamados “pontos cegos”. Dois sensores por radar, posicionados na traseira do Touareg, monitoram a aproximação de outros veículos na faixa ao lado. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados na base dos espelhos retrovisores externos. Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima em alta velocidade.

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