O protótipo conta com três motores, um bloco TSI (turbocompressor com injeção direta de gasolina) de 150 cv e mais dois elétricos que atuam de maneira separada. O primeiro vai no eixo frontal e gera 54 cv, enquanto o segundo, na traseira, desenvolve mais 115 cv.
Essa configuração, segundo a explicação da marca, permite ao híbrido rodar de três maneiras distintas. Há a opção de utilizar somente o motor a gasolina, que traciona apenas as rodas dianteiras. Se for necessária tração integral, entra em ação o motor elétrico do eixo traseiro. Por fim, ainda é possível conduzir o protótipo somente por eletricidade (com tração 4x4), o que limita sua autonomia a 40 km. Já o consumo do motor a combustão fica na casa dos 37 km por litro.
De tanque cheio e baterias de íon lítio com carga total, a Volkswagen afirma que o Cross Coupé pode encarar uma viagem de até 855 km sem paradas. A recarga do sistema elétrico é tão fácil quanto parar no posto e encher o tanque de gasolina. Basta ligar o veículo em alguma tomada de 230V e esperar (a marca não diz quanto). Tem também a ajuda dos freios regenerativos, que transforma a energia cinética das frenagens em mais eletricidade para a bateria.
Apesar da motorização “comportada”, o veículo também esboça alguns lampejos de esportividade. De acordo com a montadora, o conceito acelera do 0 aos 100 km/h em 7 segundos e atinge 201 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
Nas fotos, o Cross Coupé aparenta ser um jipão de grande porte, como um Touareg ou a picape Amarok, mas é só pose. O design “musculoso” passa essa impressão, pois o carro é mais largo do que o usual na indústria: 1,86 metro de largura. Já o comprimento fica em 4,34 m e a altura em 1,52 m, posicionando o conceito, em tamanho, entre o Golf e Tiguan. Ele ainda carrega os detalhes da identidade visual da VW, com a grade cromada e os faróis com LEDs.
Por ser um carro do "futuro", a cabine tem tudo que um automóvel de luxo atual possui, mas desenhado para transmitir mais modernidade. O painel de instrumentos é todo digital, o que também o faz ficar muito colorido, enquanto ao lado há uma tela onde o motorista acessa as demais funções do veículo, como o computador de bordo, GPS e, no caso deste carro, o modo de operação do sistema de propulsão híbrida.
Fonte: Carros IG
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