sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dicas de direção defensiva

Ao dirigir à noite

- Pilotar à noite, em função da falta de visibilidade, exige que o motorista diminua a velocidade e aumente a distância segura.
- Essas atitudes são necessárias por parte do condutor porque a visibilidade humana é reduzida para 1/6 em relação à vista durante o dia. Daí a noção de profundidade diminui e a visão dos espaços é imprecisa além da dificuldade em perceber movimentos.


Ao dirigir na chuva.

- A segurança do motorista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: Aderência e Visibilidade.
- Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.
- Com isso a pista fica extremamente escorregadia, por isso nesse momento, diminua a velocidade e não use o freio bruscamente.
- Com volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance do veículo aquaplanar. Acima de 50 km/h, os pneus podem não mais cortar a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motorista perder totalmente o controle sobre ele.
- Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos.


Velocidade

- A velocidade máxima permitida nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo na prática da Direção Defensiva, seja compatível com todos os elementos do trânsito. - A velocidade excessiva reduz o tempo disponível para uma reação eficiente, em caso de um imprevisto.
- A velocidade deve ser compatível com as condições locais: o tipo de piso, condições climáticas, quantidade e posição de pedestres, motociclistas, caminhões e elementos do trânsito.
- Quanto maior e mais pesado o veículo, menor é a capacidade de manobras em velocidade.
- Frenagens e reduções devem ser feitas gradualmente.
- Nas frenagens de emergência, instintivamente “afundamos” o pé no freio, causando um travamento das rodas. Com as rodas travadas o veículo percorre um espaço maior para parar e não obedece mais a direção dada pelo motorista.


Em Ultrapassagens

Ultrapassagens mal feitas, aliadas a excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves e normalmente com vitimas fatais. Para ultrapassar com segurança:

- Ultrapasse somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade.
- Ultrapassar somente pela esquerda.
- Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão.
- Certifique-se que há espaço suficiente para executar a manobra.
- Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do seu veículo.
- Verificar os pontos cegos do seu veículo.
- Se houver alguém iniciando uma manobra de ultrapassagem, facilitar e aguardar um outro momento.
- Se todas as condições forem favoráveis, incluindo a potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar com antecedência.
- Avise os outros condutores sobre sua intenção utilizando sinal de luz ou breves toques na buzina.
- Para retornar à faixa, conferir pelo retrovisor da direita até ver a frente do veículo ultrapassado.
- Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que você não veja e seja visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário