segunda-feira, 4 de julho de 2011

Novo piloto automático da VW dá vida mansa ao motorista

A Volkswagen revelou um sistema de pilotagem automática temporária que pode funcionar a velocidades de até 130 km/h
Por ocasião da apresentação do projeto europeu de pesquisa HAVEit (Highly Automated Vehicles for Intelligent Transport), Jürgen Leohold, director executivo do departamento de Pesquisa da Volkswagen, apresentou o “Temporary Auto Pilot” (TAP).


Este sistema permite que o automóvel se conduza sem intervenção do motorista nas auto-estradas, desde que em velocidades de até 130 km/h. O TAP agrupa funções semi-automáticas, como o cruise-control adaptativo e o sistema de manutenção na faixa de rodagem. “Apesar disso, o condutor mantém a responsabilidade e o controle do automóvel”, afirma Leohold. “O motorista pode sempre desativar o sistema e deve monitorizá-lo continuamente”, explica o diretor da marca alemã.

Quando ativado, o TAP mantém a distância para o veículo da frente; segue à velocidade selecionada pelo motorista, reduzindo nas curvas; e mantém o automóvel dentro da sua faixa de rodagem. O sistema é ainda capaz de obedecer às regras de ultrapassagem e respeita os limites de velocidade do local. Este sistema permite também a condução em engarrafamentos.
Fonte: Motor Dream

Sem comentários:

Enviar um comentário