O VW Gol elétrico já está entre nós. Porém, não se trata de uma versão oficial, e sim de um protótipo, desenvolvido pelo engenheiro Elifas Gurgel e pelo advogado Paulo Elifas, que realizaram a conversão completa do motor de um Gol G4, transformando-o em um propulsor elétrico. O projeto, que custou cerca de R$ 300.000 e teve como parceiros o Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica do Ceará (CPQT) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), nasceu de uma tentativa de diminuir a emissão de poluentes.
O bloco flex original, a alimentação, o escapamento, os sistemas de ignição e arrefecimento foram completamente retirados. No lugar destes componentes entraram o motor elétrico FB1-4001A, de 70 cv de potência, da fabricante Advanced Motors e 40 baterias de íon lítio. O novo conjunto de propulsão tem autonomia de 150 km, quando utilizado em velocidades entre 60 a 80 km/h, e pode ser recarregado em qualquer tomada doméstica de 220 volts. A recarga completa dura 8 horas.
De acordo com Elifas Gurgel, o projeto foi apresentado a Volkswagen, que por sua vez não se manifestou nem a favor nem contra. Ele aguarda a homologação do veículo para poder circular pelas ruas de Brasília.
Fonte: Carro Bonito
Sem comentários:
Enviar um comentário