quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dia do Fusca . História




A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo alemão, o que levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo - a Volkswagen.

No início da década de 1931 a Alemanha era assolada por uma dura recessão e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria de suas fábricas era especializada em carros de luxo, ainda muito caros. Este foi um dos fatores que fez surgir a ideia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir. Era o conceito do “Volks Auto” ou “Volks Wagen” – expressões alemãs que traduzem a ideia do “carro popular”.
A ideia ganhou o gosto do famoso projetista de carros, Ferdinand Porsche, que desde 1931 abrira seu próprio escritório de desenho, projetando e produzindo alguns carros, mas que não sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. Com a ascensão ao poder de Hitler, um entusiasta por carros, o incentivo foi ainda maior, pois para ele a ideia de um "carro do povo", feito por trabalhadores alemães e viajando por todo o país era a exata realização da plataforma política de seu partido.

Assim, decidido a financiar uma empresa estatal para produzir os automóveis, Hitler deu carta branca para o projeto. Ao conhecer Porsche, Hitler fez algumas exigências:
- O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época, e Hitler não queria separar as crianças de seus pais).
- Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
- O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13 km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
- O motor que executasse essas tarefas deveria ser refrigerado a ar, pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento, e se possível a diesel e na dianteira.
- O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
- O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).

Adolf Hitler solicitou que Porsche condensasse suas ideias no papel, o que ele fez em 17 de janeiro de 1934. Ele encaminhou uma cópia a Hitler e publicou o seu estudo chamado "Estudo Sobre o Desenho e Construção do Carro Popular Alemão". Após alguns discursos sobre o projeto, Hitler finalmente colocaria a Associação de Fabricantes de Automóveis Alemães (RDA, na sigla em alemão) encarregada da execução do projeto. Assim, em 22 de junho de 1934 o contrato foi assinado e iniciou-se a produção do carro que se tornou o carro mais vendido no mundo.

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