A Volkswagen apresentou recentemente mais uma versão do utilitário esportivo Touareg. Trata-se da versão esportiva R-Line, que na gama Touareg está disponível apenas com o motor V8. Assim, o Touareg R-Line torna-se o segundo modelo a contar com os itens R-Line de design, preparados pela Volkswagen R GmbH (divisão da marca especializada no desenvolvimento de modelos esportivos e exclusivos), a ser comercializado no Brasil. O Passat CC R-Line foi o pioneiro, em fevereiro de 2011.
O Touareg R-Line chega ao Brasil pouco mais de um ano depois do lançamento da segunda geração do utilitário esportivo no país, quando o modelo passou a contar com o DNA mundial de design da marca.
Assim como no Passat CC, os componentes do design R-Line complementam as linhas esportivas do Touareg. A parte frontal do utilitário esportivo traz um novo spoiler, também projetado especialmente para a “grife” R-Line. O Touareg R-Line traz de série faróis bi-xenônio com nivelamento automático e iluminação direcional nas curvas e LEDs.
O estilo R-Line também está presente nas laterais com as saias na cor da carroceria, apliques cromados nas portas e os logotipos R-Line nos para-lamas dianteiros. O visual é complementado pelas rodas de liga-leve “Mallory”, de 20 polegadas e pneus 275/45 R20.
Internamente, o logotipo R-Line esta presente nas soleiras das portas de aço inoxidável, nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros e na base do volante com formato esportivo, revestido de couro e com aquecimento. O conjunto recebe ainda pedais de aço inoxidável e pela alavanca de câmbio com acabamento de couro e detalhes de alumínio.
A novidade traz ainda assentos esportivos dianteiros climatizados, com 12 ajustes elétricos e acabamento de couro com dois tons, cinza e preto. O banco do motorista oferece três posições de memória.
Também é de série o banco traseiro com ajuste longitudinal de 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado por meio de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar a capacidade do compartimento de carga de 520 litros (posição normal) para 1.642 litros.
Na traseira, o destaque é o difusor texturizado, em preto fosco, juntamente com as ponteiras de escapamento ovais, integradas ao para-choque redesenhado e exclusivo. O visual da parte posterior é complementado por um dinâmico aerofólio.
O Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível. A velocidade máxima de 245 km/h é atingida em sexta marcha e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos.
O Touareg R-Line ainda conta com sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída por meio de um diferencial Torsen e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O conjunto mecânico permite que o Touareg R-Line enfrente aclives de até 31 graus. De forma complementar, traz suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.
No Touareg R-Line, o “Area View” é equipamento de série. Essa tecnologia permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo.
Na questão multimedia, a Touareg vem com sistema de som premium “Dynaudio Confidence” de alta qualidade, com amplificador digital de 12 canais e potência total de 620W. Incluído no pacote está o sistema de som e navegação que dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela touchscreen de oito polegadas. Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPOD.
Entre os opcionais disponíveis destaca-se o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista. Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a frenagem, aproximando as pinças dos discos de freio.
Além dos sistemas de auxílio frontal, o Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
Para auxiliar no estacionamento, o Touareg R-Line conta com o Rear Assist, dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela de LCD do rádio, juntamente com linhas guias mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.
O Touareg R-Line conta com 3 anos de garantia total de fábrica.
Sem comentários:
Enviar um comentário