terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Dicas de manutenção da suspensão do seu carro


Rodar com molas e amortecedores em mau estado compromete não apenas o conforto, mas também a segurança. Por isso, é importante saber detectar as principais falhas que podem ocorrer na suspensão do seu carro.

Faça uma revisão completa dos eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas homocinéticas, coxins, bandejas, batentes e buchas a cada 40 mil quilômetros. Os amortecedores devem ser substituídos nesse mesmo período.

Molas

As molas sustentam o peso da carroceria e evitam choques entre ela e alguns componentes da suspensão. Para ter certeza de que estão cumprindo adequadamente seu papel, verifique se existem marcas de desgaste entre os elos, bem como trincas e lascas. Verifique também se a carroceria está pendendo para um dos lados. Isto pode ser indício desgaste excessivo. Geralmente duram em torno de 50 mil quilômetros.

Amortecedores

Para checar o funcionamento dos amortecedores, o ideal é fazer um teste em oficina com aparelhos especializados. Mas, você pode fazer uma rápida verificação, pressionando com força os cantos da carroceria (sobre as rodas) para baixo, Se ela oscilar mais de uma vez e meia é sinal de que o amortecedor já está gasto. Vale lembrar que eles devem ser verificados a cada 30 mil quilômetros e que devem ser substituídos sempre aos pares.

Sinais que indicam problemas de amortecedores:

- Você ouve ou sente uma batida súbita, mesmo quando passa sobre pequenas elevações ou depressões do piso.
- O veículo oscila nas curvas.
- O veículo parece demorar mais tempo a parar.
- A dianteira do veículo oscila quando freia.

 Os amortecedores deteriorados  também podem afetar outros componentes do veículo. Os pneus se desgastam mais rapidamente, podendo, por sua vez, causar o desgaste excessivo dos rolamentos das rodas, componentes da direção, apoios do motor e veios de transmissão, o que se traduz em reparações mais dispendiosas, que poderiam ser evitadas.

Alertas

Não lave  a parte inferior do carro com óleo de mamona. Isso causa ressecamento das buchas de suspensão, que absorvem os ruídos e vibrações, resultando na perda do conforto. Diminuia a velocidade ao passar por trechos esburacados, lombadas e valetas, sem frear em cima deles.
Evite subir em meio-fios quando for estacionar em ladeiras pois isto causa desgaste prematuro dos pivôs e bandejas.

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