Neste ano, estudantes desenvolvem projetos inspirados no tema "Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?". Os 20 finalistas, sendo dez para a categoria Shape Design (design externo e interno de veículos) e dez para Color & Trim (design de acabamentos), foram recebidos no dia 7 de outubro. Na fábrica, os universitários desenvolveram projetos individuais a partir de tema definido na hora. A prova prática seguiu com a defesa dos trabalhos para uma banca formada por designers da Volkswagen.
"A prova prática é decisiva para selecionarmos os quatro vencedores do Talento Volkswagen Design 2011 (três para Shape Design e um para Color & Trim), que serão revelados em novembro. O processo seletivo coloca os jovens em contato com o ambiente competitivo do mercado de trabalho, preparando-os para encará-lo com determinação. O estágio, por sua vez, é a melhor forma de transformar estudantes de talento em profissionais de sucesso", disse o gerente executivo de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Luiz Alberto Veiga.
A visita à unidade Anchieta incluiu um tour pelo Estúdio de Design da Volkswagen do Brasil. Os estudantes também assistiram à palestra "Como nasce o Design", na qual Luiz Alberto Veiga revelou o processo inovador de criação da Volkswagen do Brasil em seu VRC (Virtual Reality Center), o Centro de Realidade Virtual, localizado na fábrica Anchieta. No VRC, a equipe Volkswagen utiliza uma inovadora tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos com a cooperação simultânea do Grupo Volkswagen. O moderno estúdio de realidade virtual também reduz tempo e custos no desenvolvimento de produtos.
A próxima etapa do Talento Volkswagen Design 2011 será a avaliação final, no dia 25 de novembro, quando os dez finalistas da categoria Shape Design e os cinco de Color & Trim (escolhidos a partir da prova prática realizada em 7 de outubro) apresentarão os projetos nos quais trabalham desde a inscrição. Na mesma data, à noite, serão revelados os três estagiários escolhidos para Shape Design e um para Color & Trim durante coquetel no Novo Centro de Design da Volkswagen do Brasil, que foi inaugurado na terça-feira (4/10).
Design Experience
Uma novidade da 13ª edição do Talento Volkswagen Design foi a Design Experience, que serviu como etapa eliminatória, a partir da primeira fase do processo. A ação abriu contato entre os candidatos selecionados e os designers da Volkswagen, que orientaram os estudantes no desenvolvimento de seus projetos. Por meio da Design Experience, coordenadores de cursos de Design de diversas universidades do Brasil também visitaram o Estúdio de Design.
O Talento Volkswagen Design 2011 foi aberto a estudantes que cursarão, em 2012, o último ano das faculdades de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura.
Fonte: www.segs.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário