quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Americanos estão usando o carro menos que em 2003


Um estudo do governo dos Estados Unidos constatou que, atualmente, os americanos estão usando menos o automóvel do que faziam em 2003. O Departamento de Transportes registrou que as viagens de automóvel, que já estavam em declínio, caíram mais 1,7% em agosto. Os motoristas americanos rodaram 7,4 bilhões de quilômetros, um valor astronômico, mas o menor desde o auge da recessão de 2009.
Nos últimos 12 meses, as viagens rodoviárias caíram 1,3%, com um total de 41,7 bilhões de quilômetros percorridos – o menor registrado desde 2003.

Apesar dos preços dos combustíveis nos EUA terem caído nos últimos meses, analistas avaliam que, por terem alcançado valores recorde este ano, os valores levaram os motoristas a racionalizar de alguma forma o uso de seus carros. Esta alteração de comportamento inclui o compartilhamento de carros para ir ao trabalho, assim como mais cuidado com a maneira de dirigir, para evitar desperdício de gasolina. Os motoristas também estão planejando melhor as saídas, para evitar ir e voltar aos mesmos lugares sem necessidade.

Menos acidentes fatais - As viagens rodoviárias interestaduais caíram 0,5% no mês passado, ao mesmo tempo em que o tráfego nas estradas vicinais, nas zonas rurais, teve uma significativa redução de 2,7%.

Se do ponto de vista econômico a diminuição do uso do automóvel pode ter uma conotação negativa, ela vem acompanhada de uma boa notícia: embora não seja possível estabelecer uma relação direta, o número de mortes nas estradas americanas no último ano caiu 0,2%. Foram registradas 33.808 ocorrências fatais, o menor número desde 1950.

Sem comentários:

Enviar um comentário