A VW começa a importar a partir dessa semana a linha 2012 de Passat e Passat Variant, que chegam 10 dias antes do lançamento do Touareg. Mesmo sem os preços oficiais, os dois modelos chegam repletos de novidades - o principal destaque é o novo desenho, agora alinhado ao DNA da marca.
A dianteira ganhou novos para-choques, faróis de LED e grade com friso cromado. Na parte de traz, além dos novos vincos, as lanternas ganharam os adereços do atual padrão da marca. Por dentro, apesar de menos radical, também houve mudanças: novos comandos no console, novos acabamentos de porta, bancos e revestimento. O motor é o mesmo 2.0 TSI que equipa o novo Jetta, mas com 11 cv a mais, ou seja, 211 cv no total. O torque máximo chega a 28 mkgf, disponíveis entre 1.700 e 5.200 rpm. O câmbio é automático de sete marchas e dupla embreagem (DSG).
Em termos de segurança, são várias novidades: um sistema que detecta a fadiga (se o computador identificar sinais de cansaço do motorista, ele ativa um sinal sonoro e passa uma mensagem visual ao condutor); a segunda geração do ACC - o controle de velocidade da VW -, que além de manter a velocidade do carro ainda pode, por meio de um sensor, frear, reacelerar e até parar o carro de acordo com o veículo da frente; e a segunda geração do Park-Assist, que agora pode estacionar tanto em vaga paralela (de rua) quanto em vaga longitudinal (estacionamento de shopping) - são 12 sensores em ação.
Fora estes itens, o novo Passat chega com freios ABS, controle de estabilidade, seis air bags, sistema de aclives (que auxilia o motorista para partidas em subidas), freio de estacionamento elétrico por botão, duplo farol de xenônio e sensor de chuva, entre outros itens.
O teto solar para o Passat é convencional e, para a Variant, pode ser panorâmico (cerca de três vezes maior que o primeiro). As rodas são de 17 polegadas e o porta-malas recebe 485 litros no sedã e 513 l na perua.
Fonte: Car and Driver
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