O câmbio do Uno também não tem os mesmos engates precisos dos do Gol. Seu motor é mais áspero e faz aumentar o nível de ruído a bordo – o que também revela o pior isolamento acústico. O Fiat só se sobressai ao rodar na terra, por ter acerto de suspensão mais macio para lidar com pedras e valetas. É também a única situação em que seus pneus de uso misto mostram utilidade real (em geral aumentam a aspereza ao rodar). Eles o ajudaram a subir a ladeira enlameada e chegar ao local em que foi feita a foto acima. O Gol sofreu e quase ficou pelo caminho, com seus pneus para asfalto – algo curioso em um carro com visual “fora de estrada”.
Nos dois carros os penduricalhos que os deixaram com jeito de aventura trouxeram aumento de peso. O Fiat engordou menos, apenas 15 quilos. O Gol recebeu 42 quilos. Por causa disso, o Uno teve o diferencial encurtado em relação ao da versão Attractive, de entrada. O Volkswagen não mudou o câmbio para lidar com o peso extra, mas seu desempenho piorou em relação à configuração da qual deriva – inclusive por causa da piora na aerodinâmica. Entre os itens de série, a lista do Gol Rallye é mais recheada que a do Uno Way 1.4. Há até sensor de estacionamento. Mas faz falta o ar-condicionado, um pecado no caso de um carro que passa dos R$ 40 mil. O item é opcional, oferecido em pacote por R$ 3.510. Com ele o preço do VW sobe para R$ 43.880. O Uno com os mesmos equipamentos fica R$ 4.999 mais em conta, já com o ar-condicionado.
Confira mais fotos deste comparativo: http://www.flickr.com/photos/jt-sp/sets/72157625027914835/show/
Fonte: Jornal da tarde.
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