terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Novo Volkswagen Tiguan 2012

A Volkswagen sempre foi conhecida por fazer modelos que equilibram beleza e potência. O Novo Tiguan 2012 reafirma a proposta da marca e se apresenta como uma das grandes promessas automotivas do ano.

A parte estética surpreende pela identidade marcante e moderna. O carro possui um design arrojado, com linhas fortes e faróis diferenciados, que remetem ao Fox e ao Jetta.

A parte mecânica do automóvel também é interessante. Com  motor 2.0 TSI, o Novo Tiguan atinge 200 cavalos de potência.

Outro atributo muito importante que o lançamento possui é o câmbio automático com seis marchas. O modelo do câmbio em questão é o Tiptronic, um dos mais modernos do mercado.

Com tração 4motion, as quatro rodas recebem de igual maneira a potência do motor, isso melhora o desempenho, a segurança, a estabilidade e a dirigibilidade.

De acordo com a montadora, o Tiguan 2012 faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,5 segundos. Além disso, o veículo é capaz de atingir a velocidade máxima de 207 km/h.

O carro está sendo vendido por aproximadamente R$ 110 mil, valor bem abaixo da média que era prevista antes do lançamento.

Vale destacar, que esse valor inclui os seis airbags e o controle de tração presentes em qualquer versão do modelo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chefe da Volkswagen diz que escuderia pode estrear na F1 em 2018


A Volkswagen cogita entrar na Fórmula 1. Wolfgang Dürheimer, chefe da escuderia germânica, fará uma reunião em meados de 2012 para apresentar suas propostas e planos da montadora. A intenção do chefe da marca não é só entrar na F1 e sim na Fórmula Indy e Nascar.

"Eu vou apresentar a minhas ideias ainda este ano com propostas que não dizem respeito apenas às categorias em que estamos envolvidos. Em termos de planejamento de vendas, a Volkswagen na América, Ásia e Oriente Médio, não está corretamente representada no automobilismo nessas áreas. Na minha opinião, isso deve ser corrigido", declarou ao jornal alemão WirtschaftsWoche.

No final de 2011, o dirigente foi entrevistado pela revista Auto Motor und Sport e colocou 2018 como uma data possível para entrar na F1. "Eu poderia imaginar um envolvimento na F1 a partir de 2018, quando a empresa estiver liderando a indústria. Nós temos marcas que poderiam fazer isso", comentou.

No entanto, na categoria principal do automobilismo mundial, a Volkswagen entrará como fornecedora de motor. A entrada da escuderia germânica na F1 acabaria com os problemas do mercado asiático, mas faltaria ainda avaliar as categorias norte-americanas.

"A F1 é por enquanto a categoria mais importante na Europa e na Ásia. Só que está longe da visibilidade nos Estados Unidos, onde eles têm a Indy e a Nascar. Essas categorias devem ser examinadas para uma estratégia no futuro", analisou Dürheimer.


Fonte: Terra

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Volkswagen: 12 cães e Star Wars a serviço do Super Bowl


O pequeno Darth Vader da Volkswagen que fez sucesso no Super Bowl 2011 não só foi considerado um dos melhores comerciais do ano passado como ainda inspirou a marca a repetir o tema para a edição deste ano, com uma pequena mudança: sai menino, entram 12 cães.

Chamada de "The Bark Side", um trocadilho entre a palavra "latido" em inglês e o lado negro da força - the dark side of the force - do filme, o teaser da campanha traz 12 cães em uma interpretação superafinada da Marcha Imperial, trilha da saga.

Na campanha do ano passado, o veículo promovido foi o novo Passat. Para este ano, ainda não se sabe qual dos produtos da montadora será a atração.

O Super Bowl é a final da liga nacional de futebol americano, a NFL. O evento esportivo é um dos mais assistidos da televisão americana, motivo que torna o minuto publicitário um dos mais caros.

O preço pelo espaço de 30 segundos antes e durante os intervalos do campeonbato chegam a custar valores entre US$ 100 mil e US$ 2 milhões.  

Assista ao teaser



Fonte: Exame

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Banco Volkswagen cresce 19% em 2011


O Banco Volkswagen registrou crescimento de 19% em sua carteira de janeiro a dezembro de 2011, totalizando R$ 20,8 bilhões, contra R$ 17,4 bilhões alcançados no mesmo período de 2010.

No ano, a movimentação de novos negócios cresceu 12,5%, atingindo R$ 9,9 bilhões. Em 2010, esse montante atingiu R$ 8,8 bilhões.

Segundo a instituição financeira, o bom resultado foi puxado pelo volume de operações, que em 2011 cresceu 6,7%, para 243.764 contratos, ante 228.535 negócios fechados em 2010.

Do total de negócios firmados no ano, 215.138 correspondem ao segmento de automóveis e comerciais leves (+5,8%) e 28.325 são referentes ao mercado de caminhões e ônibus (+13,7%).

O banco respondeu também por 29,2% dos veículos financiados do Grupo Volkswagen, contra 27,3% em 2010. No segmento de caminhões e ônibus, a participação atingiu 46,1%, enquanto que na de automóveis esse percentual atingiu 27,7%.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Amarok terá câmbio automático de oito marchas


A picape Volkswagen Amarok deve ganhar transmissão automática Tiptronic, com opção de trocas sequenciais, de oito velocidades, ainda no primeiro semestre deste ano. Fabricado pela ZF, o câmbio é parecido com o que é oferecido hoje no utilitário esportivo Touareg e vai equipar a configuração cabine dupla com motor 2.0 diesel biturbo de 163 cv, disponível nas versões Trendline e Highline.

Devido ao seu escalonamento, com elevado número de relações de marchas, a transmissão deverá ter a primeira marcha bastante curta, proporcionando ao motor força equivalente à obtida por meio de uma caixa de redução convencional, como as que equipam as versões mecânicas 4x4 atuais do modelo. A chegada da opção automática complementa as novidades da linha do utilitário, que foi lançado no Brasil em 2010.  

Fonte: Carsale

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Volkswagen pode produzir esportivo GT Up!

Depois de apresentar a versão cinco portas do Up!, a Volkswagen teria dado sinal verde para a produção da versão esportiva do compacto. O GT Up! foi antecipado com mais quatro conceitos durante o lançamento do novo carro, ocorrido em setembro, no Salão de Frankfurt (Alemanha).



O GT Up! da mostra alemã tinha visual contundente, com para-choque dianteiro com tomadas ar maiores e iluminação diurna com LEDs, para-choque traseiro com difusor de ar inferior e saída dupla de escapamento, aerofólio e rodas de 17 polegadas.

O motor escolhido para o pequeno esportivo deverá ser um três cilindros, com turbocompressor e injeção direta de gasolina. São esperados aproximadamente 110 cv de potência, passados ao eixo dianteiro por um câmbio de seis velocidades. A data de lançamento do esportivo ainda não está definida.

Fonte: Interpress Motor


Voyage chega a um milhão de unidades produzidas


O Voyage acaba de atingir a marca de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Projetado e desenvolvido no País, o modelo, que teve sua primeira geração lançada há 30 anos, conta com mais de 305 mil unidades exportadas para 58 países em sua história. A produção do pequeno sedã começou na unidade Anchieta, que fabricou 340.891 unidades do Voyage em dois períodos: entre 1981 e 1987 e entre 1990 e 1996. Nos anos de 1988 e 1989 o carro foi produzido na fábrica de Taubaté, que desde 2008 produz o Voyage na mesma linha em que faz o Novo Gol.

Atualmente o carro é exportado para 15 países, mas seus principais mercados externos são a Argentina e o México, que no histórico de exportações respondem juntos por cerca de 27% dos embarques. Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o modelo somente é comercializado com este nome na Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan. Já no mercado norte-americano, o modelo conhecido como Fox, durante o período de sete anos (de 1987 a 1993) somou mais 202 mil unidades exportadas.

Fonte: Carsale

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Volkswagen apresenta Up! na versão cinco portas



A Volkswagen apresentou nesta segunda-feira (23) a versão definitiva do compacto Up! cinco portas. Semanas atrás, vazaram em sites europeus fotos de esboços desta versão do compacto global, que deve ser a principal arma da marca alemã para alcançar a liderança mundial de vendas até o ano de 2018.

Tendo sua estréia marcada para o mercado europeu em meados de 2012, o Volkswagen Up! deve desembarcar no Brasil em 2014, sendo produzido em uma das unidades fabris que a marca mantém no país. Um dos objetivos da marca é estabelecer novos padrões entre os veículos de entrada, aposentando modelos que  não atendem às futuras exigências de segurança, como a obrigação de oferecer airbags e freios ABS.

Ainda não há informações precisas sobre o Up! quatro portas, porém há grandes chances ter sob o capô um motor 1.0 de três cilindros, com potências de 60 e 75 cavalos. O lançamento oficial da nova versão do compacto será durante o Salão de Genebra, em março.


Fonte: Carsale

Volkswagen atinge recorde histórico em vendas


A Volkswagen do Brasil atingiu seu recorde de vendas no mercado nacional com a marca de 698,4 mil unidades de automóveis de passeio e comerciais leves, superando o ano anterior (2010), quando havia registrado seu maior volume de vendas (697,4 mil unidades). Com isso, sua participação nas vendas totais da indústria alcançou 20,4%. Em relação a 2010, a marca apresentou um crescimento de 0,2% e foi a única a registrar crescimento entre as quatro principais fabricantes de veículos do País.

“Temos promovido nos últimos anos uma ampla renovação de nossa linha de produtos, que passou a oferecer níveis maiores de qualidade, segurança, tecnologia e conforto, para aumentar a satisfação dos clientes da marca. Planejamos empregar os mais avançados recursos tecnológicos disponíveis dentro do Grupo Volkswagen”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Galeria de fotos: a história do VW Fusca

Confira as fotos das principais épocas de toda a história do Fusca:


Foto do primeiro protótipo do Fusca projetado por Ferdinand Porsche em 1936


Segundo protótipo do VW Fusca, fabricado em 1938, era conversível


Segunda versão conversível do VW Fusca


Ferdinand Porsche, fundador da fábrica de esportivos alemães, foi o projetista do VW Fusca


Outro modelo do carro popular com a capota de lona, de 1949


Fusca dourado comemorativo da marca de 1 milhão de unidades fabricadas, em 1955


Modelo de 1955 é conservado totalmente original depois de mais de cinco décadas


Modelo 1959 foi o primeiro a ser fabricado no Brasil, com 54% de nacionalização


Linha de produção fabrica os primeiros Fuscas brasileiros em São Bernardo do Campo (SP)


Funcionário da VW completa o motor com fluidos como gasolina e óleo


Primeiros modelos deixam a fábrica de São Bernardo do Campo em janeiro de 1959


Personagem do filme Se meu Fusca Falasse, Herbie (modelo 1963) é um dos carros mais famosos do cinema


Simplicidade mecânica foi um dos trunfos para o sucesso do Fusca


Motor traseiro refrigerado a ar era característica marcante do modelo


Milhares de novos pedidos por mês colocaram o Fusca na liderança de vendas na década de 1970


Modelo dos anos 70 teve a cilindrada aumentada de 1.300 cc para 1.500 cc e, anos depois, para 1.600 cc


Fusca de 1984 passou a contar com o motor de 1.600 cc com dois carburadores e freios a disco na dianteira


Versões conversíveis do Fusca sempre existiram, mas nunca foram fabricadas no Brasil


Em 1993, o presidente Itamar Franco concedeu benefícios para a retomada da fabricação do Fusca (suspensa em 1986)


O México foi o último país a deixar de fabricar o Fusca...



...que se manteve vivo no mercado mexicano...


...até o ano de 2003. O Fusca da foto é o último modelo fabricado no mundo


Em 1998, a VW decidiu lançar uma reeleitura do Fusca, batizada de New Beetle


O New Beetle é baseado na plataforma do Golf e tem motor 2.0 de 116 cv


O New Beetle seguiu a tradição do Fusca e também ganhou uma versão conversível


Para o lançamento do Beetle 2012 nos Estados Unidos, a Volkswagen preparou uma série especial que promete muito barulho e desempenho. O Beetle Black Turbo Launch Edition faz parte de uma série limitada a 600 carros, criados especialmente para marcar o debute do novo compacto da Volks. 

Fonte: r7

20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca

Milhares de fãs comemoram nesta sexta-feira, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Fusca, um dos carros mais carismáticos da história mundial do automóvel. Fabricado no Brasil a partir de 1959, o Volkswagen Sedan – este era seu nome oficial – logo tornou-se o modelo mais popular do país, invadindo ruas e estradas e tornando-se parte da paisagem nacional.



A combinação de baixo custo de aquisição e manutenção com uma resistência capaz de afrontar os caminhos e condições de uso mais difíceis transformou logo o pequeno Volkswagen em ponta de lança da motorização do Brasil. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir em um Fusca e optou por ele ao adquirir seu primeiro carro.

Com mais de 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, o Fusca hoje é um ícone nacional. Ao mesmo tempo em que exemplares bem conservados ou restaurados são disputados por colecionadores, dezenas de milhares continuam sendo usados no dia-a-dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do país.

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle, nos Estados Unidos.
Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

De importado a brasileiro

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como “Vocho” – até 2003.

Do projeto à produção

A marca Volkswagen, em alemão, significa “carro do povo” e foi com a missão de popularizar o automóvel que o Fusca foi concebido, na década de 1930, pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, a pedido do governo da Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a produção do carro começasse, mas durante o conflito a fábrica produziu milhares de veículos militares leves utilizando sua plataforma mecânica, com motor traseiro refrigerado a ar.

Com o final da guerra, a fabricação do modelo original foi retomada. A situação econômica da Europa, em recuperação, era favorável para a comercialização de um carro barato e econômico e, gradualmente, o Volkswagen começou a tornar-se conhecido não apenas em seu país de origem, mas em todo o mundo.

Considerado um dos “cases” de design mais significativos da história, o Fusca não deixou de evoluir ao longo de seus mais de 50 anos de produção, mas manteve sempre suas características básicas: motor traseiro, refrigeração a ar e sua inconfundível aparência, com paralamas salientes e estribos laterais.

As qualidades do singular modelo que deu origem ao Grupo Volkswagen tornaram-se parte da personalidade da marca e continuam inspirando a criação e produção de modelos inovadores, resistentes, econômicos e de alta qualidade.

A tradição renovada: o Beetle

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.

Uma proposta ainda mais moderna e inovadora, mas com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao mercado internacional no ano passado: a primeira versão do Beetle concebida inteiramente no século 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto, o Beetle se destaca também pela segurança, eficiência no consumo e baixo índice de emissões.

O Beetle conta com uma ampla gama de motores a diesel e a gasolina, adaptando-se aos vários países onde já está sendo oferecido. A versão mais potente conta com um motor turbo 2.0 de 200 cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Tem velocidade máxima de 223 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 s.

O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Volkswagen Beetle 2012 terá versão TDI apresenta em Chicago


O Volkswagen Beetle 2012 vai ganhar sua versão TDI no próximo Salão de Chicago 2012, no mês que vem. O modelo vai compartilhar o mesmo bloco 2.0 TDI de 140 cv e 32,5 kgfm já usado no Passat, Golf e Jetta.

O consumo médio do Beetle TDI 2012 deverá ser maior que 21,1 km/litro registrado pelo Jetta TDI 2012. Além do modelo cupê, o motor diesel também será oferecido na versão Cabriolet.

Para conseguir um bom desempenho e consumo baixo, o Beetle TDI 2012 deverá dispor da transmissão automática de dupla embreagem DSG, além do câmbio manual de seis marchas.

Volkswagen registra recorde e crescimento de 0,2% em 2011


E 2011 foi mais um ano de ótimas vendas para a Volkswagen. A marca alemã no Brasil atingiu um novo recorde de vendas no mercado nacional, totalizando uma marca de 698.400 unidades de veículos de passeio e comerciais leves vendidos, superando o ano de 2010, quando a VW registrou 697.400 emplacamentos.

Em relação ao ano retrasado, a fabricante registrou um crescimento de apenas 0,2%, porém, foi a única entre as “quatro grandes” a registrar aumento no País.

“Temos promovido nos últimos anos uma ampla renovação de nossa linha de produtos, que passou a oferecer níveis maiores de qualidade, segurança, tecnologia e conforto, para aumentar a satisfação dos clientes da marca. Planejamos empregar os mais avançados recursos tecnológicos disponíveis dentro do Grupo Volkswagen”, afirmou Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

No segmento de automóveis de passeio, a Volkswagen obteve uma participação de 22,1% nas vendas no Brasil, com 586.200 modelos comercializados. O Gol, que se consolidou mais uma vez como o modelo mais vendido do País, obteve 293.500 unidades totalizadas de janeiro a dezembro, “mais de 20 mil unidades à frente do segundo colocado”, como a própria VW informou em nota.


Entre os comerciais leves, a Volkswagen atingiu 112.200 mil emplacamentos, com um crescimento 17,1% em relação ao ano anterior. A Saveiro foi a mais vendida da marca, com 71.200 automóveis comercializados.

A Volkswagen também encerrou o ano como a maior exportadora do setor no País, com 35,5% de participação no mercado. Foram 178.300 unidades, um aumento de 17,9% na comparação com 2010. O Gol foi o modelo mais exportado da indústria automobilística brasileira, com 97.600 unidades. Os principais mercados da Volkswagen do Brasil são Argentina e México.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dicas de uso e manutenção do motor do seu carro

Confira as dicas da Via Serra para você manter o motor do seu veículo sempre em dia!


Desligando seu motor

Ao desligar seu motor, espere que o mesmo funcione por alguns segundos em marcha lenta, evitando inclusive a "última acelerada", que pode provocar acúmulo de combustível no cilindro do motor, provocando desgaste prematuro das peças móveis e contaminação do óleo lubrificante.

Correia dentada

Verifique sempre o estado da correia dentada de seu motor. O rompimento da mesma pode acarretar sérios danos ao seu motor. Substitua a mesma de acordo com recomendações do fabricante.

Limpeza

Verifique sempre a limpeza do sistema de abastecimento do motor (tanque, conduites, filtros, etc.). O excesso de impurezas no sistema prejudica o funcionamento da injeção, podendo acarretar danos a todo o motor.

Peças de reposição

Ao aplicar peças em seu veículo ou equipamento, certifique-se da qualidade das mesmas, consultando um especialista no assunto.

Lubrificante

O óleo lubrificante é um dos elementos primordiais para a vida útil do seu motor. Verifique a aplicação correta do óleo de acordo com a indicação do fabricante. Os motores mais modernos exigem lubrificantes de tecnologia mais moderna. Além da viscosidade é importante verificar a classificação do óleo.


Acessórios

Procure evitar a instalação de acessórios adaptados ao seu motor, a menos que recomendado pelo fabricante do mesmo.

Refrigeração

Verificar sempre o sistema de arrefecimento do motor: limpeza da colméia do radiador, estado das mangueiras e abraçadeiras, vedação da tampa do radiador, uso correto de aditivos para o sistema e funcionamento de marcador e alarme de temperatura.

Filtro de ar

O sistema de filtragem de ar é o "pulmão" de seu motor. Troque o filtro sempre na quilometragem ou período de trabalho indicados pelo fabricante ou de acordo com as condições de trabalho do equipamento (em condições mais severas os períodos de troca recomendados deverão ser reduzidos).

Seguindo estas dicas você estará preservando o motor do seu veículo e economizando tempo em dinheiro com futuros problemas.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fábrica da Volkswagen no Paraná completa 13 anos


Uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a unidade de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (PR), comemora nesta quarta-feira (18) seu aniversário como uma das maiores indústrias empregadoras do estado e uma referência em qualidade para o setor automotivo. Desde a inauguração, em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial produziu mais de 1,8 milhão de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Inaugurada como fabricante Volkswagen e Audi, a unidade paranaense produz hoje exclusivamente veículos Volkswagen dos modelos Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. O complexo, que responde por mais de 21% da produção da Volkswagen do Brasil, já conquistou o marco histórico de mais de 1 milhão de Fox e de meio milhão de Golf produzidos, com as Certificações de Qualidade ISO 9001 e VDA 6.1.

Na busca constante pela qualidade, a fábrica desenvolverá no início deste ano o novo programa internacional de qualificação, o "Paixão pelo Detalhe", já realizado pelo Grupo Volkswagen na Alemanha, Espanha, Portugal, Índia e na unidade brasileira de São Bernardo do Campo (SP). O treinamento visa mostrar aos profissionais das áreas produtivas e administrativas a importância de atender, em cada detalhe, todas as necessidades, percepções e expectativas do cliente. O programa vai oferecer estações interativas, onde vários sentidos, como tato, olfato e visão, serão exercitados.

Principais reconhecimentos

A Volkswagen de São José dos Pinhais recebeu reconhecimentos importantes nesta trajetória, como os prêmios de Maior Exportadora do Paraná e Maior Exportadora Sul do Brasil (Revista Expressão), Qualidade Brasil (International Quality Service) e os prêmios Expressão de Ecologia (Editora Expressão). Em 2011, a unidade foi homenageada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná com o título "Honor Companies da Universidade".

Em pesquisa de satisfação dos produtos, o CrossFox foi reconhecido como "o melhor modelo entre os compactos" (J.D.Power) em 2011. Os modelos Fox e SpaceFox foram eleitos os campeões do Car Group, ranking que avalia o menor custo e tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Ainda em 2011, o Fox e o SpaceFox também foram considerados "As Melhores Compras" pelo 4º ano consecutivo nas suas respectivas categorias (revista Autoesporte).

"Nessa trajetória, conquistamos diversos prêmios que reforçam o nosso comprometimento constante com a excelência na qualidade", afirmou o diretor da unidade, Volker Germann.

Gestão ambiental

 A fábrica se destaca ainda por utilizar tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser e a tinta à base de água na pintura de automóveis, evitando a emissão de solventes. Certificada pela ISO 14001, norma mundial que atesta a boa gestão ambiental das organizações, a unidade possui um avançado processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais. Conta também com um sistema de monitoramento ambiental que controla a qualidade do ar e das águas.

O reflorestamento da mata nativa é uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental. O viveiro dentro do terreno da fábrica produz 10 mil mudas por ano. Mais de 100 mil mudas de espécies nativas foram plantadas nesses 13 anos de história. Só no ano passado, foi realizado o plantio de mais de 800 mudas de várias espécies nativas em parceria com a Câmara Americana de Comércio - Amcham.

Qualificação profissional

A empresa também prima pelo compromisso com o desenvolvimento dos seus colaboradores, nos programas de treinamento e qualificação. A unidade disponibilizou cerca de 300 mil horas de treinamentos internos nos últimos 2 anos. Um exemplo de programa de treinamento corporativo permanente é o moderno centro de capacitação profissional da fábrica, chamado de Profiraum.

Todos os novos contratados passam pelo Profiraum para participar de 80 horas de treinamento para a integração antes de iniciarem as atividades na fábrica. Já os atuais colaboradores são atualizados com novos processos ou ferramentas e aperfeiçoados para novas funções, com os cursos de funilaria, pintura, entre outros. Assim, os treinamentos desenvolvem novas habilidades e conhecimentos, permitindo ao colaborador crescer dentro da empresa.

Empresa cidadã

O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais, em parceria com a prefeitura do município. Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa realiza o projeto Brincar, com foco na formação continuada de educadores infantis da rede municipal de ensino de São José dos Pinhais. A unidade recebeu da prefeitura o título de empresa cidadã ao presentear na época do Natal crianças carentes de entidades da região, com apoio de seus colaboradores.

"A Volkswagen é uma das empresas mais importantes para a nossa região pelo que representa na criação de empregos e no papel social que desenvolve com a comunidade", destacou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Christian Bundt.

 A empresa foi uma das principais patrocinadoras oficiais das quatro últimas edições do Festival de Curitiba e do Festival de Natal de São José dos Pinhais em 2011, além de possuir uma biblioteca com acervo de mais de 2,5 mil títulos que atende a todos os colaboradores e seus familiares. (andrea.cipriano@volkswagen.com.br)

Números

 Produção desde a inauguração: mais de 1,8 milhão de unidades
 Empregos diretos e indiretos: mais de 10 mil
 Fornecedores no PIC - Parque Industrial de Curitiba: 15
 Área total da fábrica: 1,3 milhão m²
 Área construída: 303 mil m²

Novo CC da Volkswagen deve chegar ao Brasil em março


O novo CC da Volkswagen deve chegar ao Brasil no mês de março, segundo informou a montadora. Após ser apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de Los Angeles, no final do ano passado, a fabricante iniciará as primeiras vendas do veículo no início de fevereiro na Alemanha e Luxemburgo.

Já em março, o restante do mercado internacional poderá também contar com o modelo. O novo CC conta com faróis bi-xenon e com luzes de curvas estáticas, mantendo a iluminação adequada independente do movimento do veículo. Há também o sistema Side Assist Plus, que alerta o motorista no caso de haver carros no ponto cego, e ainda faz intervenções na direção caso necessário.

Fonte: Terra

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Volkswagen terá linha de produção mais limpa

A Volkswagen divulgou que deve deixar a produção de carros 25% mais sustentável até 2018. Isso será alcançado principalmente reduzindo o impacto ambiental das fábricas, reduzindo o consumo de energia elétrica e água, diminuir a emissão de CO2 e tratar mais os resíduos liberados.

Outro plano já apresentado pela fábrica é a linha BlueMotion, que produz carros mais sustentáveis, principalmente na linha de produção. Esse plano é adaptado de acordo com cada país.


No Brasil, por exemplo, é feito o Polo BlueMotion, que utiliza o poliéster de PET na confecção dos carpetes do assoalho e das caixas de roda, substitui a fibra de vidro por fibra de curauá, planta nativa da floresta Amazônica e pintura com tinta à base de água (na fábrica de São José dos Pinhais – Paraná). O Polo BlueMotion apresenta uma redução de até 15% no consumo de combustível e na emissão de gases do efeito estufa.



Além disso, a Volkswagen disponibiliza na internet seus planos de mobilidade para 2028, momento em que acreditam que a maneira de viver e se transportar será diferente da que é hoje.

VW pendura UP! em prédio para divulgar lançamento

Para anunciar a entrada do pequeno automóvel Up, da Volkswagen, na França, a agência .V. e a JCDecaux literalmente “subiram as paredes” em uma ação de guerrilha.

Por meio de uma instalação que incluía um automóvel real posicionado verticalmente em um prédio, foi colocada a seu lado uma régua marcando 10 metros. Assim, foi possível mostrar aos consumidores o quão compacto é o automóvel.





Fonte: Promoview

Volkswagen completa 36 anos de produção em São Paulo


A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP) completou ontem 36 anos de operação. A unidade emprega atualmente mais de 5 mil pessoas, que são responsáveis pela produção dos modelos Gol (líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos) e Voyage. Até hoje, a unidade produziu mais 5,6 milhões de automóveis.

Inaugurada em 1976, a fábrica está com as obras da nova unidade de pintura em fase avançada e, com a plena utilização das instalações, elevará a sua capacidade produtiva, que atualmente é de cerca de 250 mil veículos por ano. Para isso, estão sendo investidos aproximadamente R$ 360 milhões nessa nova unidade, que será referência em tecnologia, automação e proteção ambiental.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bulli, a nova Kombi, é confirmada por designer da Volkswagen, em Detroit


Seguindo o ciclo de lançamentos de SUV dos concorrentes, a Volkswagen deu pistas de como será o MPV (veículo multiproposta) da marca. A montadora pretende apostar na versão modernizada da Kombi, que passará a se chamar Bulli. No salão do automóvel de Detroit o modelo foi apresentado como a Kombi do século 21.

O Bulli surgiu pela primeira vez em março do ano passado, como conceito, durante o Salão de Genebra. Depois, em setembro, apareceu outra vez, no Salão de Frankfurt. Em Detroit, porém, não deu as caras, confirmando que deve estar se preparando para o passo fundamental: abandonar o caráter de protótipo e reaparecer pronto para ganhar as ruas.

A Volkswagen do Brasil não repassa informações adicionais de modo oficial, mas por mais de uma vez, funcionários da marca deixaram escapar algo ao apontar que a Kombi, além de ser um veículo de concepção já antiga, deve contar com novidades em breve. Além do estilo apenas utilitário do atual modelo, porém, a nova Kombi será um veículo múltiplo e mais integrado com a família, daí o lado simpático e multifuncional. De resto, precisa de estrutura para incluir airbags e ABS - a atual não permite isso.

A informação foi confirmada pelo chefe de design do Grupo Volkswagen, o italiano Walter de Silva. O designer também é responsável pelo visual da Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley. Como um cirurgião plástico automotivo, foi dele a tarefa de mexer na "cara" dos carros da marca, dando-lhes uniformidade e permitindo a fácil identificação de um Volks. Isso garante também uma padronização que reduz custos.

"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet chega no final do ano, e o Bulli também está vindo", afirmou o designer. Durante a conversa, de Silva tocou no assunto mais de uma vez, sendo que em uma delas acrescentou que sua mesa de trabalho inclui, além desse MPV (ou veículo multiproposta, categoria à qual pertecence o Bulli/Kombi), um novo SUV.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Gol G4, novo Gol, Golf e Kombi ganharam mudanças nos retrovisores

Os espelhos retrovisores estão entre os equipamentos de segurança ativa mais importantes presentes nos automóveis. Usados de forma quase inconsciente, eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois sua principal função é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura.



Desde 1º de janeiro, os espelhos instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução 226/07 é inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa e, basicamente, amplia o campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.

“Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo Hatch e o Polo Sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo”, afirma Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.

Em dezembro, toda a gama de veículos da Volkswagen fabricados no Brasil foi atualizada: as famílias Gol G4, Novo Gol, Golf e a Kombi começaram 2012 com novos retrovisores. Os demais modelos da marca já atendiam às especificações, mesmo antes da lei entrar em vigor.

Maior campo de retrovisão

De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo.




Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.


Fazendo a mudança

As alterações nos retrovisores exigiram bastante trabalho por parte da Engenharia da Volkswagen, além dos fornecedores desses componentes. Para começar, a resolução do CONTRAN é extremamente exigente e detalhada: são 38 páginas, incluindo especificações técnicas e descrições dos mais variados testes.

“As modificações adotadas levaram à realização de 90 testes de medição do campo de retrovisão, além de 80 testes de impacto. Uma preocupação dos técnicos e engenheiros foi conseguir ampliar o ângulo de reflexão com o mínimo de distorção das imagens, uma tarefa bastante complicada”, explica Antônio Carnielli.

Como a área das lentes dos retrovisores foi aumentada, foi necessário projetar novas estruturas externas e adaptar mecanismos de ajuste, sejam manuais ou elétricos. A fixação na carroceria e a resistência às vibrações também mereceram atenção e cuidados.

A alteração afetou ainda a aerodinâmica dos carros, aumentando – mesmo que pouco – a área frontal. Foram realizados novas simulações e novos testes em túnel de vento. No total, dezenas de técnicos e engenheiros da Volkswagen e fornecedores atuaram durante dois anos para concretizar as modificações.

A preocupação com os detalhes é uma constante na Volkswagen e é através dela que os veículos da marca atingem patamares de qualidade acima da média do mercado brasileiro e internacional. A alteração dos retrovisores é um exemplo da complexidade exigida para fazer produtos capazes de atender e superar as expectativas dos consumidores.


Tecnologia pela segurança

E não é de hoje que a Volkswagen desenvolve tecnologias para potencializar a segurança de seus modelos. Além de oferecer espelhos retrovisores com luz de seta integrada desde o Novo Gol, a Volkswagen conta com sistemas inovadores, como é o caso do Side Assist, disponível para a linha Touareg, que auxilia o motorista nos chamados “pontos cegos”. Dois sensores por radar, posicionados na traseira do Touareg, monitoram a aproximação de outros veículos na faixa ao lado. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados na base dos espelhos retrovisores externos. Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima em alta velocidade.